menu.jpg

   
foto
Vídeo: 140 anos, Ora Pois! (cronologia) Vídeo: A Beneficência Portuguesa conta sua história. (entrevistas) Imagens: Exposição

Em junho de 2010 o hospital já havia sido presenteado com o Corredor da Memória, uma mostra permanente no corredor que liga a área do Museu à hospitalar. A exposição 140 anos, Ora Pois! A Beneficência Portuguesa conta sua história valoriza as histórias pessoais por meio de entrevistas com médicos, colaboradores e pessoas ligadas à história da Beneficência falando sobre a sua relação com o hospital e, consequentemente, a história de ambos, registradas em vídeo pelo historiador Éverton Quevedo, vice-diretor e coordenador de Pesquisa e Acervos do Museu. A exposição também ofereceu a possibilidade da pessoa gravar seu próprio testemunho sobre o hospital, passando a fazer parte da mostra. 

Outro vídeo - disponível online - apresentou um resumo histórico da trajetória do hospital, e as entrevistas também passam a integrar o banco do projeto de história oral do Museu. Textos e objetos complementaram o Corredor da Memória, embora o foco, nesta exposição, tenham sido os depoimentos. 

Alda Dias de Matos, cujo pai – José Pereira de Matos – presidiu, nos  anos 30, a Sociedade Portuguesa de Beneficência, foi uma das entrevistadas. Sua entrevista foi a a primeira do projeto de história oral e foi concedida à historiadora Daniela Vallandro de Carvalho e à estudante de história Fabiana Nunes da Silveira em janeiro de 2008.


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player