menu.jpg

Ortopedia: origem histrica, o ensino no Brasil...

Ortopedia: origem histórica, o ensino no Brasil e estudos metodológicos pelo Mundo
 
Francisco Consoli Karam, Maria Helena Itaqui Lopes

Texto Completo: PDF

Resumo

Objetivos: Relatar uma breve história da ortopedia,
descrever como funciona o ensino no Brasil e verificar
a preocupação que autores de outros países têm
com a metodologia do ensino desta especialidade.

Métodos: Foram realizadas pesquisas no Pubmed,
nos últimos 10 anos de publicação da Revista Brasileira
de Ortopedia e nos sites das sociedades Gaúcha
e Brasileira de Ortopedia.

Resultados: A história da ortopedia inicia com o
homem primitivo, passando por egípcios, gregos, romanos
e árabes. Após anos de pouca importância na
idade média ressurge no século XII e chega ao século
XX, contraditoriamente, ganhando desenvolvimento
com as grandes guerras. No século XXI o ensino no
Brasil é ancorado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia
e pelo mundo os autores mostram preocupação
em identificar as falhas nos métodos de ensino para
proporem soluções que acompanhem a velocidade da
tecnologia e quantidade de novos conhecimentos.

Conclusão: A longa história do ensino da ortopedia,
que começou com o homem primitivo, prossegue
atualmente com desafios crescentes, em busca de
soluções.

UNITERMOS: ORTOPEDIA/história; ORTOPEDIA/educação;
EDUCAÇÃO MÉDICA/métodos.



ABSTRACT

Objectives: To report a brief history of Orthopedics,
describing its teaching in Brazil, and to check concerns from
authors worldwide regarding teaching methodology of that
specialty.

Methods: A search was carried out at PubMed, from
the latest 10 years of publication at Brazilian Journal of
Orthopaedics [Revista Brasileira de Ortopedia], and at sites
from Brazilian and regional Orthopedics societies.

Results: The history of Orthopedics starts with
the primitive man, passing through Egyptians, Greeks,
Romans, and Arabs. After years of little importance during
Middle Age, it is reborn at the 12th Century, and arrives at
the 20th Century, paradoxically developing with the Great
Wars. During the 21st Century, teaching in Brazil is
anchored by Brazilian Society of Orthopedics; worldwide,
authors show concern to identify failures in teaching
methods, so that solutions that follow the speed of
technology and new sets of knowledge can be proposed.

Conclusion: The long history of Orthopedics teaching,
which started with the primitive man, currently proceeds
with increasing challenges, in an ever lasting quest of viable
solutions.

KEY WORDS: ORTHOPEDICS/history; ORTHOPEDICS/
education; EDUCATION, MEDICAL/methods.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player