menu.jpg

17/11/2008 | Versão para Impressão

I Congresso de Histria da Medicina do Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira de História da Medicina – Capítulo do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, tem a honra de convidá-lo(a) para participar do I Congresso de História da Medicina do Rio de Janeiro que será realizado no dia 02 de dezembro de 2008, das 8h30 às 16h, no Auditório do CREMERJ Júlio Arantes Sanderson de Queiroz (Praia de Botafogo, 228 – lojas 103 a 106 – Botafogo - Rio de Janeiro).

Prof. Carlos Alberto Basílio de Oliveira
Presidente da SBHM/RJ

Consº Luís Fernando Soares Moraes
Presidente do CREMERJ

 

Informações: (21) 3184-7259 / seccat@cremerj.org.br

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h: Boas Vindas

9h às 9h30: Abertura Oficial do I Congresso de História da Medicina do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de História da Medicina - Capítulo do Estado do Rio de Janeiro
Prof. Carlos Alberto Basílio de Oliveira – Presidente da SBHM/RJ
Prof. Antônio Braga – Secretário Executivo da SBHM/RJ
Consº Luís Fernando Soares Moraes – Presidente do CREMERJ
Prof. Orlando Marques Vieira – Academia Nacional de Medicina
Consº Carlindo de Souza Machado e Silva Filho – Presidente da SOMERJ
Prof. Celso Ferreira Ramos Filho – Presidente da SMCRJ
Prof. Arno Wehling – Presidente do IHGB

9h30 às 10h: Relatório das Atividades da SBHM/RJ 2008
Prof. Carlos Alberto Basílio de Oliveira – Presidente da SBHM/RJ

10h às 10h30: Conferência: “O Príncipe D. João e a Medicina”
Prof. Luiz Castro Sousa

10h30 às 11h: Conferência: “A Criação do Curso Médico na Bahia e sua Evolução”
Prof. Edivaldo Machado Boaventura

11h às 11h30: Conferência: “Saúde e Medicina na Capital do Império”
Profa. Maria Rachel Fróes da Fonseca

11h30 às 12h: Visita aos “pôsteres” no hall do Auditório Júlio Sanderson de Queiroz pelos congressistas e pela Comissão Julgadora do I Prêmio Ivolino Vasconcelos da SBHM/RJ

12h: Almoço

14h às 14h15: Anúncio dos 05 (cinco) melhores “pôsteres” apresentados
Prof. Arno Wehling

14h15 às 14h30: Apresentação do primeiro trabalho selecionado

14h30 às 14h45: Apresentação do segundo trabalho selecionado

14h45 às 15h: Apresentação do terceiro trabalho selecionado

15h às 15h15: Apresentação do quarto trabalho selecionado

15h15 às 15h30: Apresentação do quinto trabalho selecionado

15h30 às 16h: Apresentação das considerações da Comissão Julgadora do I Prêmio Ivolino Vasconcelos da SBHM/RJ e anúncio do trabalho vencedor.

16h: Encerramento do I Congresso de História da Medicina do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de História da Medicina / Capítulo do Estado do Rio de Janeiro
Prof. Carlos Alberto Basílio de Oliveira

REGULAMENTO DO I PRÊMIO IVOLINO VASCONCELOS
SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MEDICINA
CAPÍTULO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

1º - A Sociedade Brasileira de História da Medicina / Capítulo do Estado do Rio de Janeiro, objetivando estimular compreensão da História da Medicina e do seu papel na humanização do médico instituiu o “Prêmio Ivolino Vasconcelos” para trabalhos sobre História da Medicina, regido por este Regulamento.

2º - Para julgar os trabalhos concorrentes, a Sociedade Brasileira de História da Medicina / Capítulo do Estado do Rio de Janeiro designará uma Comissão Julgadora. À Comissão Julgadora será dada a responsabilidade de examinar os trabalhos considerando: criatividade, redação, originalidade, apresentação oral e valor como contribuição para a área. Aos integrantes da Comissão Julgadora não caberá pró-labore pela sua participação. Da decisão da Comissão Julgadora não caberão recursos. Concluídos os trabalhos e divulgados os resultados do Concurso, a Comissão Julgadora tornar-se-á automaticamente extinta.

3º O Concurso destina-se a premiar estudantes de medicina que ofereçam trabalhos. Os participantes receberão Certificados respectivos.

4º - Os trabalhos deverão ser apresentados sob forma de “pôster”, medindo 80cm de largura por 90cm de altura. Durante a visita da Comissão Julgadora, o autor apresentador deverá estar presente para esclarecer dúvidas.

5º - Os cinco melhores trabalhos serão selecionados pela Comissão Julgadora para serem apresentados no I Congresso de História da Medicina do Rio de Janeiro. Cada apresentação deverá ter duração máxima de 15 (quinze) minutos.

6º - As inscrições e envio dos resumos impresso e em CD dos trabalhos deverão ser feitas até o dia 17 de novembro de 2008. A correspondência deverá ser endereçada à Rua Silva Ramos, nº 32, Laboratório de Anatomia Patológica, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Tijuca, CEP 20270-002 – Rio de Janeiro – RJ, A/C do Prof. Carlos Alberto Basílio de Oliveira. As inscrições deverão ser feitas através de formulário próprio, anexo, acompanhado de declaração da Unidade de Ensino que comprove a qualidade do aluno de medicina. O valor da inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais) e deverá ser depositado no Banco Bradesco, Agência: 1125, Conta Corrente: 044948-2, CNPJ: 42526905/0001-40. Titular: Bio Neo Lab Anat Pat Citop Ltda., anexando o comprovante original ao material a ser enviado. Para fins de aceitação de inscrições pelo correio será considerada a data da postagem. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por trabalhos que eventualmente não cheguem ao destino dentro dos prazos.

7º - Cada concorrente poderá inscrever um único trabalho, podendo ser realizado individualmente ou em dupla.

8º - O resultado e a premiação dar-se-ão durante a realização do I Congresso de História da Medicina do Rio de Janeiro, a ser realizado no dia 02 de dezembro de 2008, cabendo ao participante arcar com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Nesta ocasião serão também premiados os professores orientadores e, se houver, reconhecidas as Faculdades de Medicina a que pertencem os três primeiros colocados.

9º - A participação no Concurso implica a total aceitação deste Regulamento por parte do candidato.

10º - Os casos omissos serão decididos pelo Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina em comum acordo com a Comissão Julgadora.

Prof. Carlos Alberto Basílio de Oliveira
Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina
Capítulo do Estado do Rio de Janeiro



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player