menu.jpg

29/10/2009 | Versão para Impressão

Curso de extenso Histria das Doenas - Md. I: Epidemia

Veja como foi





O Museu de História de Medicina do RS e o Curso de História da PUCRS realizam de 20 a 22 de outubro das 19h às 21h30min o curso de extensão História das Doenças - Módulo I: Epidemia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local - o Auditório do Prédio 5 da PUCRS - até 30 minutos antes de cada atividade. A iniciativa vale como atividade complementar de 10h e tem o apoio do PPGH–PUCRS, da FAMED-PUCRS, do Sindicato Médico do RS (SIMERS) e Associação Gaúcha de História da Medicina. 

 

PROGRAMA:
 
20/10/09

►História das Epidemias no Brasil – Dra. Dilene Raymundo do Nascimento (FIOCRUZ)
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Escola Técnico Educacional Souza Marques (1976), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1970), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e docente do programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde , da Casa de Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Medicina e da Saúde Pública, com ênfase em História da Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: história das doenças, política de saúde, representação social da doença, saúde pública e Brasil.

►Sistema de Saúde no Brasil – A questão da saúde coletiva – Dr. Natan Estivallet (PUCRS)
Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2000), Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (2002) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2006).
 
 
21/10/09  

►A Gripe Espanhola em Porto Alegre - 1918 – Dra. Janete Abrão (PUCRS)
Graduada em Licenciatura em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Mestre em História do Brasil pela mesma universidade(1995). Doutora em História Contemporânea pela Universitat de Barcelona (2007). Atualmente é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nas seguintes linhas de investigação: Formação dos Estados Nacionais, Identidade Nacional e Teorias do Nacionalismo, História Contemporânea, História da África Contemporânea e História da Civilização Ibérica. 

►Saúde, política e história: possibilidades de abordagem por intermédio de fontes primárias – Dra. Rejane Penna (Arquivo Histórico do RS)
Possui graduação em História, Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em História do Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é historiógrafa, exercendo suas funções no Arquivo Histórico, instituição que integra a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Em sua experiência na área de História trabalha, principalmente, com temas ligados à memória, história oral, história republicana do Rio Grande do Sul, história local, organização de acervos históricos, teoria e metodologia ligada à história e memória. Membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos - CCAD.
 
22/10/09

►Representações sobre a doença e a morte – Dra. Adriane Roso (UFSM)
Professora Adjunta, com Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no curso de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Graduada em Psicologia pela UNISINOS (1990). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e doutora em Psicologia (PUCRS). Fez Doutorado Sanduíche na Mailman School of Public Health, Department of Sociomedical Sciences, Columbia University (Jan 2001- Jun 2002). Especialista em Saúde Pública pela ESP/RS, UFRGS e FIOCRUZ. Certificada pela University of California (UCLA) em Aconselhamento em Alcool/Drogas. A partir da Psicologia Social Crítica, enfoca especialmente os seguintes temas em saúde: direitos sexuais e reprodutivos, grupos e instituições, minorias sociais e mídia. Lidera o grupo de pesquisa/estudo "Saúde, Minorias Sociais e Comunicação" (UFSM) e integra o grupo "Encontros em Psicologia Social Crítica: Reflexões Dialógicas", coordenado pelo Prof. Pedrinho Arcides Guareschi (UFRGS).

►Doenças e serviços de saúde pública no século XIX – Dr. Francisco Carlos Jacinto Barbosa (UECE)
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e está vinculado ao Curso de Graduação em História e ao Mestrado Acadêmico em História - História e Culturas. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, história, cidade, doença e saúde pública.



Curso de extensão História das Doenças - Módulo I: Epidemia

Promoção: Curso de História – PUCRS, Museu de História de Medicina do RS, Período: 20 a 22 de outubro, Horário: 19h às 21h30min, Local: Auditório Prédio 5 – PUCRS, Av. Ipiranga, 6681 – Partenon - Porto Alegre

Inscrições: no Local – até 30 minutos antes de cada atividade - Vagas Limitadas
Apoio: PPGH–PUCRS, FAMED-PUCRS, Sindicato Médico – RS e Associação Gaúcha de História da Medicina

VÁLIDO COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 10 HORAS



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player