menu.jpg

16/09/2008 | Versão para Impressão

I Jornada Gacha de Histria da Medicina

Nos próximos dias 26 e 27 de setembro acontece, no Auditório Irmão José Otão do Hospital São Lucas da PUCRS, a I Jornada Gaúcha de História da Medicina, aberta a estudantes de graduação e pós-graduação de História e de Medicina. Os inscritos nas sessões de temas livres também concorrem à primeira edição do Prêmio Professor Rubens Maciel, que levará um estudante de cada campo acadêmico - História e Medicina ao Congresso Brasileiro da área, que acontece em novembro em Fortaleza. A conferência de abertura trará o Prof. Dr. Ulysses Meneghelli, titular de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), atual presidente de Honra da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

As inscrições para o Prêmio já estão encerradas, com prazo até dia 17 para o envio dos trabalhos completos aceitos, mas os estudantes que desejarem assistir à jornada tem até o primeiro dia do evento (26) para fazer a sua inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da PUCRS. A PROEX fica na Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - Sala 201 - fone (51) 3320-3680 ou proex@pucrs.br.  O evento vale horas complementares como atividade de extensão.

A Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM), entidade que instituiu o prêmio e a jornada, informa que todos os 22 resumos inscritos foram aceitos para concorrer ao Prêmio Professor Rubens Maciel, patrocinado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e apoiado por diversas entidades, entre elas o Museu de História da Medicina do RS (MUHM). Foram 15 trabalhos da área de Medicina e sete da de História. Neles estão representadas a UFRGS, UNISINOS, PUCRS, UFCSPA e UFSM.  Os trabalhos variam entre alunos de graduação, em sua maioria, e alunos de mestrado. Segundo o presidente da AGHM, MD. Luiz Gustavo Guilhermano, dos 22 trabalhos, 21 concorrerão ao Prêmio Prof. Rubens Maciel. Um dos trabalhos inscritos foi considerado hors-concours por estar acima da mostra competitiva e deverá ser apresentado como modelo. "Os temas são muito variados e curiosos o que garantirá uma sessão de temas livres muito valorizada", acredita o presidente.


Programação

Além da sessão de temas livres, com apresentação de trabalhos de estudantes, o evento terá uma série de conferências com médicos e historiadores referências em suas áreas.

Sexta-feira, 26 de setembro

O credenciamento inicia às 15h30min do dia 26, e às 16h tem início a sessão de temas livres. Às 20h acontece a abertura solene e uma homenagem ao médico Oswaldo Kessler Ludwig, fundador do Instituto Sul-Riograndense de História da Medicina, em1946, e agora também da AGHM.

Às 20h30min tem início a conferência “Auscultação: da antigüidade ao estetoscópio eletrônico” do Prof. Dr. Ulysses Meneghelli.

Sábado, 27 de setembro

A programação no sábado inicia às 8h45min com uma mesa redonda que abordará três temas: A História da Famed-PUCRS - Prof. Eduardo Paglioli, neurocirurgião e presidente da AMHSL; A História dos Medicamentos - Profa. Helena T. Barros - Titular de Farmacologia Básica e Clínica Fundação UFCSPA; e Sentidos da ética na contemporaneidade: bioética, biotecnologia, biopolítica – Prof. Ricardo Timm de Souza, do PPG em Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS e coordenador do escritório de ética em pesquisa.

Às 11h15min será a segunda conferência: A emergência da clínica, pelo Dr. Carlos Mascia Gottschall, ex- presidente da Academia Sul- Riograndense de Medicina Prof. FAMED UFRGS, ICRS e FUC.

A seguir, à tarde, acontecem ainda mais uma mesa redonda, às 14h, com os temas Patrimônio Cultural da Saúde de Porto Alegre - professora Dra. Beatriz Teixeira Weber, da UFSM; e A importância dos Museus no estudo da História da Medicina e Preservação da Memória Médica - historiadora Juliane Serres, diretora do MUHM.

Finalmente, às 15, acontece a conferência Freud: da Medicina à Psicanálise, que será conduzida pelo Dr. César Luis de Souza Britto.


Entrega do prêmio

O Prêmio Professor Rubens Maciel será entregue às 15h45min, pelo presidente do SIMERS, MD. Paulo de Argollo Mendes, e pelo filho do homenageado, o MD. Paulo Schüller Maciel.


Lançamento de livros

Também estão previstas sessões de autógrafos de três livros que serão lançados durante o evento, às 10h15min de sábado:

Olhares do Médico Viajante Giovanni Palombini no Rio Grande do Sul 1901-1914, de Leonor Baptista Schwartsmann

Pilares da Medicina, de Carlos Mascia Gottschall

Instituições de Saúde de Porto Alegre, organização de Beatriz Teixeira Weber e Juliane Serres

 

Quem foi Rubens Mário Garcia Maciel

Natural de Santana do Livramento, nasceu em 1913. Faleceu em 2004, aos 91 anos. Primeiro aluno da turma de Medicina de 1937 da Faculdade de Medicina de porto Alegre teve, entre suas realizações, a organização e direção da Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1948-1957). Especialista em cardiologia, foi Livre Docente de Clínica Médica, de Clínica Médica propedêutica e professor de Medicina Interna. Ocupou a cadeira de número 43 da Academia Sul-Riograndense de Medicina e foi membro titular da Academia Brasileira de Medicina, ocupando a cadeira número 41.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player