menu.jpg

08/07/2008 | Versão para Impressão

Muhm promove medidas de conservao preventiva em acervos

Alunos do curso Técnico em Biblioteconomia da UFRGSO Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) desenvolve ações em parceria com instituições responsáveis pela guarda de acervos, com o objetivo de realizar medidas que contribuam para a melhoria das suas condições de preservação. A parceria com a Escola Técnica da UFRGS já está no segundo ano, proporcionando aos alunos aprimoramento dos conhecimentos obtidos no Curso Técnico de Biblioteconomia e, agora, também nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia.

A atividade envolve a realização de medidas de conservação preventiva em acervos (higienização, acondicionamento) que devem ser implementadas após a realização de um diagnóstico de cada um deles, e é coordenada pela Técnica em Biblioteconomia do Muhm Érika Alíbio. Segundo a técnica, medidas como essas retardam a necessidade de intervenções como a restauração, que além de envolver um tratamento individual de cada peça, tem custos bastante elevados, o que muitas vezes inviabiliza o trabalho. O projeto também conta com a participação da professora da Escola Técnica Angela Flach.

Outra característica do trabalho é a possibilidade de extendê-lo a acervos de outras instituições, além do existente no Muhm, e de participação dos alunos envolvidos no projeto em eventos de Extensão, como o Salão de Extensão da UFRGS e a Mostra Técnico-Científica da Escola Técnica.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player