menu.jpg

18/07/2008 | Versão para Impressão

Exposio Retratos da Medicina prorrogada em Santa Maria

A exposição itinerante Retratos da Medicina: A história Médica do Rio Grande do Sul, prevista para terminar no dia 27 de julho, será prorrogada até 03 de agosto em Santa Maria. A mostra está exposta no Museu Educativo Gama d’Eça (Rua do Acampamento, 81), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é uma iniciativa do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), com apoio do Sindicato Médico do município. A Retratos já percorreu 19 cidades gaúchas com fotografias, livros e materiais que contam um pouco sobre a trajetória médica no Estado desde o século XVIII. A próxima cidade a receber a mostra será Pelotas.

A exposição se divide em quatro fases: a prática médica (presença dos primeiros médicos em território gaúcho), o ensino médico (relato das primeiras escolas no Brasil e no Rio Grande do Sul), a defesa da profissão e organização sindical e os personagens da história da Medica. Quem visitar a mostra atual vai encontrar objetos do acervo do MUHM, como fórceps, instrumentos cirúrgicos, bisturis e afastadores, estojos oftalmológicos, um microscópio e um eletrocardiógrafo. O acervo completo conta com mais de 2 mil objetos museológicos, aproximadamente 5 mil livros e 10 mil documentos, entre raridades nacionais e estrangeiras e amplo material digitalizado para pesquisa, composto por doações de profissionais e familiares de todo o Estado.

Em Santa Maria, a mostra foi enriquecida com o acervo do próprio museu que a está recebendo. O Museu Educativo Gama d’Eça possui, entre outros, o acervo do fundador da UFSM, o MD. José Mariano da Rocha Filho, além do prédio ter sido a residência e consultório do também médico Astrogildo César de Azevedo,
Intendente Municipal e fundador do Hospital de Caridade, primeiro hospital da cidade. O atendimento ao público é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados também, mediante agendamento.

Além das exposições itinerantes, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul tem sua sede em Porto Alegre, na avenida Independência, 270, bairro Centro, onde continua com a exposição Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino, que foi prorrogada até outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3029.2900, pelo e-mail museu@simers.org.br ou ainda pelo site www.muhm.org.br.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player