menu.jpg

28/08/2008 | Versão para Impressão

Prmio Prof. Rubens Maciel e I Jornada Gacha de Histria da Medicina

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul está apoiando a I Jornada Gaúcha de História da Medicina, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2008 no Hospital São Lucas da PUCRS, e também a primeira edição do Prêmio Professor Rubens Maciel, instituído pela Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM), patrocinado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Também apóiam o prêmio a Faculdade de Medicina e a Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além da Associação de Amigos do MUHM.

Saiba mais sobre o prêmio e o evento:

Informações completas sobre a vida e obra do PROF. RUBENS MACIEL estão disponíveis no site do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM): http://www.muhm.org.br.

Clique aqui acessar o regulamento do Prêmio Professor Rubens Maciel.

Clique aqui para acessar a programação
da I Jornada Gaúcha de História da Medicina
Avisos importantes:

A organização do evento alerta para a ÚLTIMA PRORROGAÇÃO dos prazos de envio de resumos (30 de agosto). O aceite acontece até 03 de setembro e o envio dos trabalhos completos deve ocorrer até 17 de setembro.

As inscrições para a I Jornada Gaúcha de História da Medicina precisam ser feitas na PROEX - Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - Sala 201 - fone (51) 3320-3680 ou proex@pucrs.br. Evento de extensão universitária da PUCRS. Vale horas complementares.

No entanto, aqueles que, além de participarem da I Jornada, desejem inscrever trabalhos na sessão de temas livres do evento e assim participar do Prêmio Prof. Rubens Maciel, devem TAMBÉM enviar os resumos e trabalhos para o e-mail rubensmaciel2008@simers.org.br, nas datas descritas no regulamento do prêmio.


Rubens Mário Garcia Maciel
 
Natural de Santana do Livramento nasceu em 1913. Faleceu em 2004, aos 91 anos. Primeiro aluno da turma de Medicina de 1937 da Faculdade de Medicina de porto Alegre teve, entre suas realizações, a organização e direção da Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1948-1957). Especialista em cardiologia, foi Livre Docente de Clínica Médica, de Clínica Médica propedêutica e professor de Medicina Interna. Ocupou a cadeira de número 43 da Academia Sul-Riograndense de Medicina e foi membro titular da Academia Brasileira de Medicina, ocupando a cadeira número 41.



Prêmio Professor Rubens Maciel 2008


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player