menu.jpg

22/08/2008 | Versão para Impressão

Poesias do mdico revolucionrio Antero Marques so lanadas com msica e declamao

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) lançou, na última terça-feira o livro Estrela Boieira, com a apresentação do cantor Dorotéo Fagundes e da declamadora Liliana Cardoso e a presença de figuras ilustres da cultura, e sociedade, como a secretária estadual Mercedes Rodrigues, do Gabinete de Transparência, e o diretor técnico do Hospital Parque Belém, Mauro Sparta, entre outros.

Organizado por Paulo Estivalet Flores Pinto, Miguel F. do Espírito Santo, Valdir Amaral Pinto e Fausto José Leitão Domingues, a obra reúne poesias inéditas do médico Antero Marques, escritas na maioria entre 1923 e 1930. Antero era natural de São Francisco de Assis, participou das revoluções de 1923 e 1930, formando-se em medicina em 1931. Antero Marques pertenceu ao grupo de Aureliano de Figueiredo Pinto, José de Figueiredo Pinto (Zeca Blau), Raul Bopp, Vargas Neto, José Olavo Machado, Olmiro de Azevedo e outros. O evento teve o apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).

O momento poético do médico ficou a cargo de Miguel F. do Espírito Santo, um dos organizadores do livro. A vida de Antero Marques como revolucionário e em família foi apresentada pelo Dr. Eduardo Cünha Muller.

Acervo de Antero Marques

O acervo do MUHM conta com fotografias, poemas e a tese do MD. Antero Marques, doados por sua sobrinha, Vanda Krindges Marques. Ainda estudante, o MD. Marques lutou na Revolução de 1923. Em 1930, voltou a lutar, ao lado de Getúlio Vargas. A conquista garantiria ao profissional o diploma sem terminar os estudos. Ele, no entanto, recusou o privilégio.

MUHM na TV

Assista no próximo sábado, no Atividade SIMERS, como foi o lançamento do livro Estrela Boieira, de Antero Marques, ocorrido na noite de terça-feira (12) no MUHM. 

O Atividade SIMERS é exibido em Porto Alegre pelo Canal 20 (sáb. às 20h30min, 3ª feira às 17h e 4ª feira às 18h). Canal 6 (3ª feira às 20h30min, 4ª feira às 9h, 6ª feira às 7h e dom. às 5h).



Fotos

Lançamento Estrela Boieira

Lançamento Estrela Boieira

Lançamento Estrela Boieira

Lançamento Estrela Boieira

Lançamento Estrela Boieira

Lançamento Estrela Boieira








Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player