menu.jpg

01/09/2008 | Versão para Impressão

Ciclo Patrimnio encerra nesta semana - Ateno para mudana no programa

Nesta quinta-feira (28) o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) encerra o seu Ciclo Patrimônio com a participação do historiador Éverton Reis Quevedo, coordenador da 1ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) e também responsável pelo setor de Pesquisa do MUHM. Ele falará sobre os museus que compõem a região, que abrange a Capital, Região Metropolitana, Região Carbonífera e Litoral Norte. É a região com o maior número de museus cadastrados no SEM/RS, com uma tipologia diversificada desde os acervos às diferentes infraestruturas de seus museus. A palestra substitui a fala de Simone Flores Monteiro, coordenadora do SEM/RS, sobre políticas e sistemas de museus.

Éverton Reis Quevedo é historiador formado pela UFSM, com mestrado em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela PUCRS e doutorado em História em andamento, pela UFRGS, onde também estuda Arquivologia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, saúde pública, hanseníase, acervos e nova história cultural.

O ciclo acontece dentro do Quintas no Museu, um evento gratuito e aberto à comunidade para debater temas que vão da saúde e da medicina à história e cultura local. Os encontros acontecem às 18 horas no hall do museu e fazem parte da programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino, prorrogada até 1º de outubro.

Quintas no Museu de 21 de agosto, com a historiadora Marlise Giovanaz O mês que comemora o Dia do Patrimônio (ocorrido dia 17) foi a inspiração para o Ciclo Patrimônio, que trouxe semanalmente profissionais de arquivos, faculdades e museus para tratar do tema. O primeiro encontro foi com o historiador Paulo Staudt Moreira, a respeito do Arquivo Histórico do Estado como espaço de patrimônio e memória. O segundo trouxe a diretora do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, a arquivista Karine Georg Dressler,  abordando diferentes formas de educação na área de patrimônio, do material ao imaterial, passando pelo patrimônio ambiental. Na terceira semana, Zita Possamai, historiadora e professora da UFRGS, falou sobre a transformação do conceito de patrimônio. Na semana passada, foi apresentada a palestra "Patrimônio Cultural de  Porto Alegre: reflexões e perspectivas", com Marlise Giovanaz, também historiadora e professora da UFRGS.


Serviço:


Quintas no Museu: todas as quintas-feiras: 18h
CICLO PATRIMÔNIO: de 31 de julho a 28 de agosto de 2008
Tema de 28/08/2008: A 1ª Região Museológica e o Sistema Estadual de Museus
Convidado: Éverton Reis Quevedo
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM)
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre  
Entrada: gratuita
Apoio: Sindicato Médico do RS (Simers)
Mais informações: (51) 3029-2900 – www.muhm.org.br


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player