menu.jpg

24/09/2008 | Versão para Impressão

Muhm promove Mateada da Primavera na Praa Dom Sebastio

Mateada da Primavera

Programação do MUHM integra a 2ª Primavera dos Museus, que tem como tema "Museus e o diálogo intercultural"

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) irá marcar o início da Primavera e a passagem das comemorações tradicionalistas com uma série de atividades que vão desde ações educativas sobre a preservação do meio ambiente a uma exposição temática sobre médicos e revoluções, além de uma recreação. A programação inicia dia 20 de setembro, data histórica que marca a Revolução Farroupilha, com a exposição "Médicos em confrontos armados" e a campanha "Em defesa da SAÚDE DO PLANETA", terminando no dia 27, sábado, com uma grande mateada e a presença da Escola do Chimarrão na Praça Dom Sebastião, em frente ao museu, que fica na Av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre.

A mostra "Médicos em confrontos armados" vai marcar a participação médica em diferentes revoluções acontecidas no Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX: Revolução Farroupilha, Revolução Federalista, Revolução de 1923 e de 1930. A exposição conta com objetos e banners, e acontece em dois lugares: no saguão do MUHM, a partir do dia 20, e na própria praça, no dia 27.

E, como é Primavera, o MUHM também vai promover uma atividade ligada à questão do meio ambiente. Serão distribuídos folders da campanha "Em defesa da SAÚDE DO PLANETA", instituída por funcionários do mantenedor do museu, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. A campanha começou apenas de forma interna, evitando o disperdício de água e uso indiscriminado de copos plásticos e papel, evoluindo para a coleta seletiva do lixo, e vem crescendo tanto que já saiu do ambiente de trabalho. Neste dia também serão entregues mudas de plantas aos participantes do evento, doadas pela empresa Aracruz Celulose. O Colégio Rosário também participará com uma atividade sobre educação ambiental.

Aproveitando as duas comemorações - 20 de setembro, data histórica que marca a Revolução Farroupilha, e início da Primavera, no dia 21 - uma outra planta, a erva-mate, vai ser a atração do dia 27, com a presença do ônibus da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. Uma equipe da escola vai oferecer chimarrão e ensinar a preparar o mate de várias formas, das 10h às 17h do sábado.

Segundo o membro do Núcleo de Cultura da escola, que é também presidente da Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM), o MD. Flávio Seibt, já existe um projeto de tornar o chimarrão patrimônio imaterial brasileiro. A mateada marca o final da programação na Praça Dom Sebastião.

Durante o dia também estão previstas atividades como uma roda de chimarrão, em que membros da Associação dos Amigos do Muhm (AAMUHM) falarão sobre médicos e suas participações em revoluções e na poesia gaúcha, além de palestras sobre reciclagem e apresentação de vídeos sobre a campanha "Em defesa da SAÚDE DO PLANETA" e sobre História da Medicina.
Também apóiam o evento o Colégio Rosário, que adotou a praça, e o Hospital Beneficência Portuguesa, sede do Museu.

Primavera dos Museus

A programação do MUHM integra a 2ª Primavera dos Museus, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, em todo o Brasil, com o tema Museus e o diálogo intercultural. A promoção é do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, e inclui apresentações de seminários, shows, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes e documentários sobre o tema, entre outras atividades.

O tema foi escolhido em reunião promovida pelo Demu/Iphan com representantes da área museológica dos estados busca refletir o papel dos museus frente ao diálogo intercultural, contribuindo para a promoção da paz, do pluralismo de idéias, do desenvolvimento humano e do respeito à diferença.

A 2ª Primavera dos Museus será divulgada no portal do Iphan e do SBM durante o mês de setembro e as instituições participantes receberão cartazes e banner sobre o evento.




Mateada da Primavera


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player