menu.jpg

05/11/2007 | Versão para Impressão

Muhm assina convnio para restaurao de documentos da Beneficncia Portuguesa

Muhm inaugurou dia 18 de outubro, Dia do MédicoNa próxima quarta-feira (24), às 19h30min, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) assina um convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Arquivo Histórico do RS, para a recuperação da documentação histórica do Hospital Beneficência Portuguesa. Após o ato, que acontece no auditório do hospital onde está sediado o Muhm, será realizada a conferência Patrimônio Cultural da Saúde: por um inventário nacional. O evento contará com a presença de Renato Gama-Rosa, pesquisador do departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, da arquiteta e diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Maria Beatriz Kotter, e de Adriane Raimann, historiadora do Centro Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

Segundo a diretora do Muhm, a historiadora Juliane Serres, este é o primeiro de uma série de eventos que o museu irá promover. O evento do dia 24 é direcionado para a comunidade acadêmica, profissionais da saúde, história e arquitetura, e tem as inscrições gratuitas. "Pretendemos trazer referências na área de História da Medicina, não apenas locais, mas também de outros estados", relata.

 

Juliane Serres também destaca a importância do convênio que será assinado. "A equipe do museu ganhará um importante reforço técnico e acadêmico para realizar o trabalho, pois contará com alunos do curso de História da Unisinos e a experiência dos profissionais do Arquivo Histórico, garantindo a qualidade e o cuidado que a tarefa exige", explica a diretora.

 

O Muhm

 

Inaugurado no último dia 18, Dia do Médico, o Museu de História da Medicina do RS é uma iniciativa do Sindicato Médico do Estado, e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos).

 

 

Serviço
 

Data: 24 de outubro de 2007

Horário: 19h30min

Local: Museu de História da Medicina (Muhm)

Auditório do Hospital Beneficência Portuguesa

Av. Independência, 270

Inscrições: gratuitas, podem ser feitas no local e também pelo telefone (51) 3029.2900, ou ainda pelo e-mail: eventosmuseu@simers.org.br

Maiores informações: www.muhm.org.br

Público alvo: acadêmicos e profissionais da área da saúde, história e arquitetura.

Serão fornecidos certificados de participação.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player