menu.jpg

20/10/2008 | Versão para Impressão

Dia do Mdico, inauguraes e 1 Aniversrio do MUHM marcados por manifestaes e comemoraes

A mostra DESAFIOS: a Medicina e a luta pela vida, que aborda diferentes épocas e transformações da História da Medicina, inaugurou nesta sexta-feira (17), véspera do Dia do Médico, data escolhida para marcar mais um desafio que a categoria está precisando enfrentar: o direito de receber o diploma como MÉDICOS, e não como bacharéis. Estudantes das principais faculdades elegeram o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) como símbolo para mais esta luta, realizando no museu o ato final da manifestação realizada hoje em Porto Alegre, simultaneamente com outras cidades do RS.

A exposição DESAFIOS é a primeira de longa duração do MUHM e mostra, através de seis eixos, a busca dos médicos e da ciência por melhorias para a saúde do ser humano. Os eixos escolhidos são: Conhecimento, Costumes, Diagnóstico, Tratamentos, Causas e Especialidades.

Já a exposição A Medicina através dos selos é a primeira de curta duração, que fica aberta à visitação na Sala Rita Lobato, transformada em um espaço multifuncional para realização pesquisas, eventos e atividades culturais.

Outra novidade foi a inauguração de uma biblioteca com 1.000 livros do acervo do MUHM, entre obras raras e livros sobre especialidades e História da Medicina. A entrada da biblioteca retrata a relação do pesquisador e do médico com os livros, em um painel bem humorado do cartunista Moa, também responsável pela ilustração do espaço destinado à auscultação na exposição. Ali, o visitante pode utilizar um estetoscópio para ouvir seu próprio coração.

Durante a inauguração, à noite, a diretora do MUHM, a historiadora Juliane Serres, destacou as principais ações do museu ao longo deste primeiro ano. "Realizamos mais de 20 atividades culturais, trazendo profissionais qualificados e abertos ao diálogo com a sociedade, além de trazer mais de 700 crianças para participar de nossas ações educativas", comemorou a diretora.

A vice-presidente do SIMERS, MD. Maria Rita de Assis Brasil, lembrou da importância da preservação da memória médica. O Sindicato também patrocinou o Prêmio Professor Rubens Maciel, instituído pela Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM). A premiação foi entregue também nesta noite, referente à participação de estudantes de História e de Medicina em uma jornada realizada em setembro na PUCRS. Além da direção do MUHM e do SIMERS participaram do ato o diretor da Famed PUCRS MD. Ivan Antonello, o presidente da AGHM MD. Luiz Gustavo Guilhermano e o filho do homenageado, o MD. Paulo Maciel. Os estudantes Felipe Almeida Vieira, de História, e Julia Frozi, de Medicina, assistirão ao XIII Congresso de História da Medicina, em novembro, na capital do Ceará.

A noite encerrou com os pronunciamentos do MD. André Wajner, do Núcleo Acadêmico do SIMERS, e de representantes estudantis, que novamente falaram da importância da manutenção do diploma de Médico e referendaram o MUHM como instituição representativa nesse processo de reafirmação do valor e da memória profissão.

O vídeo, peças, livros, painéis e outras histórias das duas exposições estão disponíveis ao público de segunda a sexta-feira, já no horário de verão, das 12h às 20h, e das 15h às 20h nos sábados, domingos e feriados.  Visitas e agendamentos de grupos e escolas para as Ações Educativas do Muhm podem ser feitos pelo fone (51) 3029-2900 ou e-mail museu@simers.org.br. O endereço do Muhm é av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre.

 





Veja como foi:


À tarde, em frente ao MUHM

Ato contra denominação de bacharel

 

Ato contra denominação de bacharel

Ato contra denominação de bacharel

Ato contra denominação de bacharel

Diretora do MUHM e Vice-Presidente do SIMERS no Ato contra denominação de bacharel
Diretora do MUHM, Juliane Serres (E) e a vice-presidente do SIMERS, MD. Maria Rita de Assis Brasil





À noite, inauguração das exposições DESAFIOS: A Medicina e a luta pela vida e A Medicina através dos selos.



DESAFIOS
DESAFIOS

DESAFIOS
DESAFIOS

DESAFIOS
Auscultação

A Medicina através dos selos
A Medicina através dos selos



DESAFIOS
Sala multifuncional Rita Lobato e Biblioteca

DESAFIOS
Diretora do MUHM, historiadora Juliane Serres

DESAFIOS
MD. Maria Rita de Assis Brasil

DESAFIOS
Público prestigiou evento

DESAFIOS
Público na inauguração



Entrega do Prêmio Prof. Rubens Maciel

DESAFIOS
Prof. Ivan Antonello, Julia Frozi e MD. Maria Rita de Assis Brasil

DESAFIOS
MD. Paulo Maciel, Felipe Vieira e MD. Luiz Gustavo Guilhermano

DESAFIOS
MD. Paulo Maciel

DESAFIOS
Estudantes com o MD. André Wajner

DESAFIOS
Noite de inauguração 

DESAFIOS
Sala de cirurgia

DESAFIOS
Vídeo

 

DESAFIOS

Visitações

DESAFIOS
Visitações (sala de cirurgia)




A primeira escola a visitar a nova exposição (20.10), Escola Estadual Raul Pilla

Visitação


DESAFIOS

DESAFIOS

DESAFIOS

Oficina sobre preservação

Biblos

DESAFIOS

DESAFIOS

DESAFIOS


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player