menu.jpg

22/10/2008 | Versão para Impressão

Muhm presente na Conveno Nacional da Unimed em Gramado e ainda em Dom Pedrito

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), além de ter inaugurado na última sexta-feira (17) duas novas exposições – DESAFIOS: a Medicina e a luta pela vida; e A Medicina através dos selos – ainda está presente em Gramado e Dom Pedrito durante esta semana. Em Dom Pedrito a mostra Retratos da Medicina, inaugurada no último dia 02, continua aberta a visitação até o dia 26, seguindo para Santana do Livramento, onde inaugura dia 28. Já em Gramado, a convite da organização do evento, o museu leva peças e livros de seu acervo para mostrar aos participantes da 38ª Convenção Nacional da Unimed, de 21 a 24 de outubro, no Serra Park Centro de Feiras e Eventos.

Saiba mais sobre os objetos que estão em exposição em Gramado:
                
Citoscópio
Aparelho datado da primeira metade do Século XIX.
Utilizado para examinar o aparelho urinário inferior. Aparelho constituído por um tubo, geralmente flexível, que é inserido na uretra sob anestesia local. O cistoscópio possui um sistema de lentes ou fibra óptica que permite ao médico observar as paredes da uretra e da bexiga.
Inventário: MUHM1715
                  
Cardioscopio
Aparelho utilizado na década de 1930.
Foi inventado em 1901 pelo holandês William Einthoven. O Registro se fazia em papel fotográfico.
Acervo: MD. João Carlos Pinho Fernandes
                   
Microscópio
Década de 1930.
Instrumento que deu início a uma nova fase nas pesquisas médico-cientificas, colaborando para a descoberta e tratamento de inúmeras doenças.
Inventário: MUHM1336
                   
Caixa de lentes
Primeira metade do Século XX.
As primeiras informações sobre os óculos datam de 500 anos a.C. na China, onde eram usados apenas como adorno. Não há consenso a respeito do surgimento das lentes corretivas, a sua criação é atribuída ora a Roger Bacon, ora a Silvino D'Armarte. No século XX surgem os modelos, que embora adaptados às novas tecnologias, são sucesso até hoje.
Inventário: MUHM0218.151
                  
Aspirador de Potain
Entrou na prática médica em 1843 devido à necessidade da taracontese, ou seja, técnica que consiste em retirar da pleura líquidos patológicos ali acumulados (líquidos serosos, hemorrágicos ou purulentos).
Inventário: MUHM0220.15
                   
Esfigmomanômetro
Os primórdios do aparelho remontam ao século XVI com Santori Santorio (1561 – 1636). Em 1896, foi apresentado à comunidade médica o aparelho desenvolvido por Scipione Riva Rocci (1863 – 1937), que tornou-se o “pai” do esfigmomanômetro moderno.
Inventário: MUHM1336

Veja também o convite para a próxima cidade a receber a exposição Retratos da Medicina: Santana do Livramento.



RETRATOS DA MEDICINA chega a Livramento


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player