menu.jpg

12/11/2008 | Versão para Impressão

Oficina de fotografia digital para museus tem aulas no MUHM

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) sedia, na próxima semana, aulas da oficina “Fotografia digital básica aplicada a museus”, promovida pelo governo estadual através da secretaria da Cultura, Sistema Estadual de Museus e 1ª Região Museológica.O ministrante será Sérgio Sakakibara, bacharel em Artes Plásticas – fotografia – pelo Instituto de Artes da UFRGS. Sakakibara atua como fotógrafo em publicidade e em jornalismo desde 1973 e participa exposições no Brasil e no exterior, além de organizar eventos culturais desde 1972, e entre outras funções é professor na ESPM-RS. O curso acontece de 18 de novembro a 02 de dezembro às terças e quintas pela manhã, das 9 às 12h, em dois locais: nos dias 18 e 20.11 e 02.12 no MUHM (av. Independência, 270) e nos dias 25 e 27.11 na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).  A carga horária do curso é de 15 horas e as vagas são limitadas a 25. As inscrições são gratuitas pelo e-mail: semrs@via-rs.net, sendo aceito um representante por instituição museológica.

                                         

Os requisitos para participar são conhecimentos básicos de informática e possuir uma câmera digital compacta, que pode ser adquirida após o início do curso, se o participante necessitar de indicações.

 

A oficina irá abordar características básicas da fotografia, a evolução de seu uso através da história e ainda a fotografia científica e como documento, especialmente em museus. Serão debatidos temas como a proliferação do uso das imagens, a imagem digital, a convergência das mídias e assuntos mais específicos, como catalogação de obras, documentação de estado e restauro. Os alunos também terão aulas sobre fotografia básica, aprendendo desde detalhes técnicos como uso do diafragma e obturador até testes práticos para fotografar objetos bidimensionais e tridimensionais de diferentes tamanhos. Noções de enquadramento, perspectiva e tratamento, também fazem parte da súmula da oficina, que ainda ensina a lidar com as fotografias no meio digital, do tratamento e armazenamento até a impressão e conservação.

 

 

Serviço

O quê: Oficina “Fotografia digital básica aplicada a museus”

Quando: às terças e quintas-feiras, de 18 de novembro a 02 de dezembro de 2008

Onde: no MUHM (18 e 20.11 e 02.12) e na CCMQ (25 e 27.11)

Inscrições: gratuitas, limitadas a uma por instituição e 25 no total, pelo e-mail semrs@via-rs.net

Realização:

Secretaria de Estado da Cultura do RS, através do Sistema Estadual de Museus/RS e 1ª Região Museológica.

Apoio: 

Casa de Cultura Mario Quintana

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.

 

Clique para acessar a FICHA DE INSCRIÇÃO.
Clique para acessar a SÚMULA da oficina.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player