menu.jpg

19/11/2008 | Versão para Impressão

Participao do Muhm no XIII Congresso Brasileiro de Histria da Medicina

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) esteve presente no XIII Congresso Brasileiro de História da Medicina, que aconteceu entre 12 a 15 de novembro de 2008 em Fortaleza, Ceará. Além da apresentação já prevista do trabalho do historiador Éverton Quevedo - realizado em autoria conjunta com a diretora licenciada, Juliane Serres - intitulado “O Acervo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul como fonte de pesquisa histórica”, o diretor do MUHM conseguiu ainda que os vencedores do Prêmio Rubens Maciel, patrocinado pelo Simers e realizado pela AGHM em setembro último, os estudantes Julia Frozi, de Medicina, e Felipe Vieira, de História, apresentassem seus trabalhos.

Julia Frozi apresentou o trabalho "A trajetória da pesquisa no Hospital Psiquiátrico São Pedro"; e o estudante de História Felipe Almeida Vieira, mestrando do PPG em História da UFRGS, o trabalho "Panteão Médico Riograndense (1943): 'vultos', fantasmas e sombras". 

Além dos vencedores do prêmio o MUHM ainda teve a apresentação do trabalho do estudante de história Diego de Vincenzi: “Doutores entre a ciência e a política:  a Faculdade de Medicina de Porto Alegre (1898-1931)”.

Também estiveram presentes ao congresso os médicos Jorge Abib Cury, vice-presidente das Associações Gaúcha de História da Medicina (AGHM) e de Amigos do Muhm, e Ariadene Duarte, diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), mantenedor do museu.

 
Fotos das apresentações

Éverton Quevedo
Éverton Quevedo


Felipe Vieira
Felipe Vieira 


Julia Frozi
Julia Frozi


Diego Devincenzi
Diego Devincenzi



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player