menu.jpg

08/12/2008 | Versão para Impressão

Participao em eventos e visitas ao MUHM

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul participou, nos dias 03 e 04 de dezembro, no Centro de Convenções do Plaza São Rafael, da I Jornada Médico-Jurídica do RS e VI Jornada Médico-Jurídica da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), com exposição de objetos, livros e banners. Na quinta-feira (04) o MUHM também recebeu as visitas dos MD. Mário Fernando da Silva Lins e Waldir Cardoso, da FENAM, que vieram a convite do presidente MD. Paulo de Argollo Mendes, atual presidente da FENAM e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), mantenedor do museu.

Os visitantes puderam conhecer o funcionamento do museu e as duas exposições vigentes: “DESAFIOS – a Medicina e a luta pela vida” e “A Medicina através dos selos”. Esta última é de curta duração e permanece apenas até 20 de fevereiro na Sala Rita Lobato.

Entre os projetos do museu que os visitantes puderam conhecer está o de Ações Educativas. Nesta quinta-feira o MUHM recebeu um grupo de deficientes visuais e familiares, que além de ouvir as explicações das mediadoras, também puderam tocar alguns objetos, para que pudessem sentir os desafios pelos quais a Medicina passou. Um exemplo de objeto que puderam tocar foi o Phantom, desenvolvido pelo MD. Gabriel Schlatter, que possui as características da pélvis feminina e de um bebê e que era usado em cursos de parteiras. Da mesma forma que o médico ensinava aquelas mulheres a reconhecerem o corpo pelo toque daquela peça, os visitantes puderam sentir o mesmo tocando. O estetoscópio também foi um objeto bastante concorrido, já que os visitantes podem auscultar-se.

O MUHM recebe visitas de grupos diversos, além de escolas e faculdades, por agendamento. A marcação pode ser feita através de contato no local, pelo fone (51) 3029.2900 ou pelo e-mail museu@simers.org.br.


Galeria de fotos

Visitas ao MUHM
Mediadora Fabiana Nunes auxilia visitante

Visitas ao MUHM
Mediadora Daniela Soares auxilia visitantes

Visitas ao MUHM
Médicos da FENAM visitam o MUHM a convite de seu presidente,
MD. Paulo de Argollo Mendes (D)

Visitas ao MUHM
MD. Mário Lins 

Visitas ao MUHM
Historiadora Daniela Carvalho e MD. Waldir Cardoso


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player