menu.jpg

13/05/2009 | Versão para Impressão

Lanamento do Catlogo do MUHM marca Dia Internacional dos Museus e 78 anos do SIMERS

Na próxima segunda-feira (18) será lançado o Catálogo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), marcando o Dia Internacional dos Museus e as comemorações dos 78 anos do Sindicato Médico do RS (SIMERS), mantenedor do museu. O catálogo tem a apresentação feita pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão e patrocínio da Unicred. O evento acontece às 18 horas na sede do MUHM, na Avenida Independência, 270.

Segundo o diretor do museu, o historiador Éverton Quevedo, este é o primeiro catálogo publicado pelo MUHM, que traz a público parte de seu acervo. “O museu já soma mais de 10 mil documentos, 5 mil livros e 2 mil peças, e o catálogo, na medida em que é um instrumento de pesquisa, facilita o trabalho de quem estuda a História da Medicina”, relata o diretor. O catálogo, de acordo com o historiador, apresenta uma seleção deste acervo que é dividida entre os capítulos Anatomia e Fisiologia Humana; Medicina de Laboratório, Microscopia; Semiologia, a arte de diagnosticar; Terapêuticas; Medicamentos; Cirurgia; Instituições e Ensino; e Medicina local.

O historiador acrescenta que a data do lançamento também é histórica, pois além de ser o Dia Internacional dos Museus, faz parte das comemorações dos 78 anos do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, um dos mais antigos do país e grande responsável, desde a sua fundação, por lutar por melhores condições no atendimento médico. “Antes da constituição do Sindicato Médico, havia uma liberdade profissional no Estado que permitia que mesmo quem não tivesse formação em Medicina exercesse a profissão, colocando em risco a saúde da população”, exemplifica o diretor.



Catálogo



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player