menu.jpg

19/05/2009 | Versão para Impressão

Programa Viva o Centro no Ciclo Museus e Turismo desta quinta

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) dá segmento nesta quinta-feira (21) ao Ciclo Museus e Turismo, integrado à 7ª Semana Nacional de Museus e que segue por todo o mês de maio e junho. As palestras acontecem às quintas-feiras, às 18 horas, na Sala Rita Lobato, na avenida Independência, 270, Centro de Porto Alegre. A entrada é gratuita e o museu fornece certificados às pessoas que comparecerem a 75% do ciclo, em especial para estudantes que precisem comprovar horas em atividades complementares. O palestrante desta semana é o arquiteto Glênio Bohrer, coordenador do projeto Viva o Centro e Gerente do Programa Cidade Integrada da Prefeitura de Porto Alegre. 

O projeto Quintas no Museu se consolidou no ano passado e voltou em 2009 enriquecido, apostando em Saraus Líricos mensais e em ciclos de palestras, que foram sucesso de público, fornecendo certificados de participação e aproveitando melhor a Sala Rita Lobato. O primeiro ciclo aconteceu de março a abril e abordou os Hospitais Históricos de Porto Alegre. De maio a junho serão abordados diferentes tipos de roteiros culturais e de estratégias turísticas de museus que atuam em diferentes segmentos, como memoriais e ecomuseus.

Glênio Vianna Bohrer

Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1986, mestre em Arquitetura pelo PROPAR-UFRGS em1997, é professor Assistente da Faculdade de Arquitetura desta universidade desde 1995, atuando nas disciplinas de Projeto Arquitetônico VI e Trabalho Final de Graduação. É arquiteto da Secretaria do Planejamento Municipal da Prefeitura de Porto Alegre desde 1992, aonde respondeu pelos cargos de Coordenador de Projetos Especiais e Supervisor de Desenvolvimento Urbano, atuando na elaboração de projetos urbanos e nos processos de elaboração e revisão do Plano Diretor de 1999. Foi coordenador adjunto do Escritório de Projetos da Secretaria de Obras do Estado entre 1990 e 1992. Atualmente é Coordenador do Projeto Viva o Centro e Gerente do Programa Cidade Integrada, da Prefeitura de Porto Alegre. Entre outras publicações é co-autor do livro “Arquiteturas Cisplatinas” (Porto Alegre, 2004), com Carlos Eduardo Comas e Ana Paula Cannez.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO MUSEUS E TURISMO

MAIO

14 de maio - Tema: Corredor Cultural Bom Fim
Benito Bisso Schmidt, Diretor do Memorial da Justiça do Trabalho do RS

21 de maio - Tema: Centro Histórico de Porto Alegre
Glênio Bohrer, Coordenador do Programa Viva o Centro

28 de maio - Tema: GRE-NAL de Museus - Turismo e Copa do Mundo 
Dânia Moreira, Diretora do Museu do Internacional e Ema Coelho, Diretora do Memorial do Grêmio

JUNHO - no dia 04 de junho é dia de Sarau Lírico e no feriado o museu abre mas não há palestra

18 de junho - Tema: Museus e as cidades
Luis Gustavo Silva, Coordenador do curso de Hotelaria da PUCRS

25 de junho-  Tema: Ecomuseus
Nadja da Silva Oliveira, Professora do curso de Turismo da Universidade Metodista de São Paulo

Mais informações pelo fone (51) 3029.2900 ou pelo e-mail museu@simers.org.br.

 


Programa de Maio e Junho do Quintas no Museu



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player