menu.jpg

19/05/2009 | Versão para Impressão

Catlogo do MUHM lanado em dia festivo para museus e medicina gacha

Foi lançada na noite desta segunda-feira (18) o Catálogo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), marcando o Dia Internacional dos Museus e as comemorações dos 78 anos do Sindicato Médico do RS (SIMERS), mantenedor do museu. O catálogo tem a apresentação feita pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão, e segundo o diretor do museu, o historiador Éverton Quevedo, este é o primeiro catálogo publicado pelo MUHM, que traz a público parte de seu acervo. “O museu já soma mais de 10 mil documentos, 5 mil livros e 2 mil peças, e o catálogo, na medida em que é um instrumento de pesquisa, facilita o trabalho de quem estuda a História da Medicina”, relata o diretor.

Durante a solenidade o MD. Léo Airton Trombka, diretor-presidente da UNICRED, patrocinadora do catálogo, salientou o crescimento do museu ao longo dos anos e a parceria que vem se estabelecendo nesse período, em Porto Alegre e também em cidades do Interior por onde passa a mostra itinerante do MUHM. O diretor do museu, o historiador Éverton Quevedo, e a diretora do SIMERS MD. Ariadene Duarte, também falaram da trajetória do museu e da aposta do Sindicato Médico na cultura, fruto da visão do presidente do SIMERS, MD. Paulo de Argollo Mendes, idealizador e incentivador do museu. A cerimônia contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade: médicos, entidades museológicas, eclesiásticas e políticas prestigiaram o evento.    

O catálogo do MUHM apresenta uma seleção do acervo dividida entre os capítulos Anatomia e Fisiologia Humana; Medicina de Laboratório, Microscopia; Semiologia, a arte de diagnosticar; Terapêuticas; Medicamentos; Cirurgia; Instituições e Ensino; e Medicina local.  Museus e universidades estão entre as instituições que podem solicitar o catálogo. Para o público em geral o catálogo estará disponível para compra na lojinha do museu. 

Veja mais:
Catlogo do MUHM



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player