menu.jpg

15/06/2009 | Versão para Impressão

Prorrogada exposio Espaos de Sade e Memria

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) prorrogou até 02 de julho a exposição "Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre", em cartaz na sala Rita Lobato de terças a sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.

“Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre” traz à luz a história de seis hospitais da cidade que possuem trabalhos de preservação da sua memória. Santa Casa de Misericórdia, Moinhos de Vento, Sanatório Partenon, São Pedro, Parque Belém e Beneficência Portuguesa são os hospitais que terão expostos, na Sala Rita Lobato do museu, documentos, fotos, objetos, livros e informações sobre sua história, que se confunde com a da Capital e daqueles que nasceram ou passaram por estes hospitais.

A mostra conta com materiais de todos os hospitais envolvidos, que vão desde pulmões que sofreram alterações e sequelas provocadas pela tuberculose (meados de 1940), do Sanatório Parque Belém até a réplica do livro de visitas assinado pela Princesa Isabel, pertencente ao Hospital Psiquiátrico São Pedro. Materiais utilizados para o tratamento de tuberculose do Sanatório Partenon e a Ata de Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficência também integram a mostra.

Exposições

A prorrogação traz ainda mais uma oportunidade ao visitante para conhecer a exposição de longa duração "DESAFIOS: A Medicina e a luta pela vida", que continua aberta a visitação no mesmo horário e aborda algumas das diversas transformações ao longo da História da Medicina. A busca por conhecimentos para desenvolver a saúde, combater as doenças, aliviar a dor, prolongar a vida e torná-la é mostrada em seis eixos: o conhecimento médico, os costumes, o diagnóstico, as especialidades, as causas das doenças e os tratamentos.

Na Sala Rita Lobato, onde hoje está a mostra “Espaços de Saúde e Memória”, será inaugurada, no dia 09 de julho, a exposição “As Faces da Saúde”, resultado do 1º Prêmio MUHM de Fotografia, concurso em nível nacional promovido pelo museu e seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).  


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player