menu.jpg

01/07/2009 | Versão para Impressão

Sarau Lrico e encerramento da mostra "Espaos de Sade e Memria"

Programa do Sarau LíricoA exposição "Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre", em cartaz na sala Rita Lobato do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), encerra na próxima quinta-feira (02), em noite que também terá a apresentação do Sarau Lírico mensal do museu - que nesta edição apresenta duo com a soprano Luísa Kurtz e o pianista Carlos Morejano, que apresentarão obras de Bellini, Tosti, Granados, Carlos Gomes, Puccini, Verdi e Donizetti. A mostra que encerra nesta quinta-feira apresenta a história de seis hospitais da cidade que possuem trabalhos de preservação da sua memória. Santa Casa de Misericórdia, Moinhos de Vento, Sanatório Partenon, São Pedro, Parque Belém e Beneficência Portuguesa. A exposição que sucede a mostra sobre os hospitais inaugura dia 09 de julho, às 18 horas, com o tema "As Faces da Saúde".

Os Saraus Líricos acontecem sempre na 1ª quinta-feira do mês dentro do projeto Quintas no Museu, com eventos realizados sempre às 18 horas na sala Rita Lobato do MUHM, que fica na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre (Prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa). A entrada é gratuita e há estacionamentos próximos ao local.

O Quintas no Museu - Sarau Lírico conta com o apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical, e do mantenedor do MUHM, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Nas outras quintas-feiras acontecem ciclos de palestras com assuntos como medicina, literatura, história, saúde, turismo, ensino e cultura, entre outros temas. O próximo ciclo abordará a fotografia do ponto de vista museológico, histórico e documental.

Duo Kurtz-Morejano (clique para acessar o programa)

O duo de Canto e Piano formado pela soprano Luísa Kurtz e pelo pianista Carlos Morejano nasceu no ano de 2005, de uma parceria iniciada no período em que Carlos Morejano foi professor do Conservatório de Música da UFPel, onde atuou como repertorista e correpetidor de Luísa Kurtz, formada no curso de Bacharelado em Canto.

O repertório trabalhado pelo duo tem ênfase na música de câmara, procurando equilibrar o repertório tradicional, tão rico para este tipo de formação, com um repertório novo, merecedor da atenção do público. Entre as inúmeras apresentações do duo, destacam-se aquelas realizadas dentro dos Projetos Cultura Aberta e Arte aos 4 Ventos da Secretaria de Cultura de Pelotas (2006); da Feira do Livro de Pelotas (2006); do Projeto Musical Petropar, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Porto Alegre, 2006); do “II Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone”, no Espaço Cultural Finep (Rio de Janeiro, 2006); do Projeto Sete ao Entardecer, no Theatro Sete de Abril (2007); e no Studio Clio (Porto Alegre, 2008).

Em 2008, Luísa Kurtz e Carlos Morejano participaram do programa "Música e Músicos do Brasil", da Rádio MEC FM do Rio de Janeiro, onde apresentaram recital e foram entrevistados por Lauro Gomes.

Em dezembro do ano passado, levaram o trabalho do Duo para a Argentina, através de apresentação em Gala Lírica promovida pela Associação Amigos de Alfredo Kraus de Buenos Aires e, no início deste ano, para o Uruguai, através de apresentação dentro da programação cultural do Grande Hotel Argentino de Piriápolis.


Duo Kurtz-Morejano
Foto: Edgardo Iglesias/Divulgação - clique na foto para download

 


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player