menu.jpg

28/10/2009 | Versão para Impressão

So Luiz Gonzaga recebe exposio Retratos da Medicina

Veja como foi







Será aberta na próxima terça-feira (27) em São Luiz Gonzaga a exposição itinerante Retratos da Medicina: A história Médica do Rio Grande do Sul. A mostra estará no Salão de Atos da URI (Rua José Bonifácio, 3149 – térreo - Centro) recebendo visitas de segunda a sexta, das 9h às 11h30min e das 19h às 21h até 27 de novembro. A iniciativa é do O Museu de História da Medicina do RS (MUHM) e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e já percorreu 32 cidades gaúchas com fotografias, livros e materiais que contam um pouco sobre a trajetória médica no Estado desde o século XVIII, com o apoio das Delegacias Regionais do Sindicato. Até 23 de outubro a exposição está em São Borja.

O visitante vai encontrar objetos do acervo do MUHM, como fórceps, instrumentos cirúrgicos, bisturis e afastadores, estojos oftalmológicos, um microscópio e um eletrocardiógrafo. O acervo completo do museu conta com mais de 2 mil objetos museológicos, aproximadamente 5 mil livros e 10 mil documentos, entre raridades nacionais e estrangeiras e amplo material digitalizado para pesquisa, composto por doações de profissionais e familiares de todo o Estado. 

Segundo o historiador Éverton Quevedo, diretor do MUHM, a exposição possui um painel que permite aos visitantes assistir um vídeo sobre História da Medicina, e é aberta a visitas de grupos de alunos de escolas e faculdades. "Esperamos que, assim como em outras cidades, grupos de alunos visitem a exposição", diz o diretor do museu.

A exposição tem o apoio da Delegacia Regional de Santo Ângelo, cujo titular é o MD. Aroldo João Schmidtt, além da URI São Luiz Gonzaga e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Onde a exposição já passou
A mostra Retratos da Medicina vem itinerando desde 2007, ultrapassando os 30 municípios. Somente neste ano já passou por diversas cidades, e a mais recente é Santiago, que até esta sexta-feira ainda pode ser visitada no Lions Club Santiago Centro. Mas a exposição também já passou por Feliz, Camaquã, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel e Rosário do Sul,  São Borja, chega na próxima semana a São Luiz Gonzaga e encerra o ano em Três Passos.

O acervo do MUHM é formado basicamente por doações de materiais, documentos, fotos e livros sobre a medicina. Interessados podem entrar em contato com a equipe do museu pelo fone (51) 3029.2900 ou pelo e-mail museu@simers.org.br, ou diretamente na sede em Porto Alegre, na av. Independência, 270, Centro. 


São Luiz Gonzaga recebe a mostra Retratos da Medicina no Salão de Atos da URI (Rua José Bonifácio, 3149 – térreo - Centro) recebendo visitas de segunda a sexta, das 9h às 11h30min e das 19h às 21h até 27 de novembro.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player