menu.jpg

24/11/2009 | Versão para Impressão

MUHM na 55 Feira do Livro


O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul está presente na 55ª Feira do Livro com um estande até o final, dia 15 de novembro, e também em sessões de autógrafos e atividades na Área Infantil que acontecem nos dias 1º e 10 de novembro. 

Veja fotos das atividades do MUHM na Feira ou acompanhe nosso






Todos os dias
 
O estande do museu fica no SETOR B da Praça, ao lado do Monumento ao General Osório, e vai funcionar todos os dias das 12h30min às 21h, horário de funcionamento da feira.
 
Lá os visitantes poderão conhecer o museu e suas atividades tanto na própria 55ª Feira do Livro e na sede do MUHM (av. Independência, 270), onde acontecem duas exposições e eventos como o Sarau Lírico, e também no interior do RS - em novembro o museu está em São Luiz Gonzaga - tendo acesso a folders e informações sobre as exposições.


 
Oficina na Área Infantil
 
No dia 10 de novembro, além de manter o seu estande, o MUHM está presente na Área Infantil da Feira do Livro, no Cais do Porto, em dois locais:
- Vitrine da Leitura: das 9h30min às 20h
- Ateliê da Imagem: das 14h às 18h
 
Na Vitrine da Leitura será feita divulgação das Ações Educativas do museu e oferecida a oficina “As aventuras de Biblos: Aprendendo a preservar”, em forma de contação de histórias, em diversos horários ao longo do dia.
 
No Ateliê da Imagem a mesma oficina será oferecida aos alunos da primeira escola a participar desta atividade no MUHM, a Escola Estadual Raul Pilla. Neste dia, porém, eles irão também confeccionar o seu próprio personagem Biblos.
 
Sessões de Autógrafos

1º de novembro, às 16h 
Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul 

BiblosPrimeira Sessão: “As aventuras de Biblos: Aprendendo a preservar”

 
Livro-personagem que conta as agruras de ser um livro mal cuidado e a felicidade de receber o tratamento adequado, ensinando as crianças que ouvem sua história a preservar livros e documentos. Publicação originada da oficina oferecida em forma de contação de histórias pelo MUHM, elaborada em conjunto com estagiários do curso de História da UFRGS e equipe do Setores Educativo e de Acervo Bibliográfico do Museu. 

Texto de Daniela de Lima Soares, Diego Devincenzi, Fabiana Nunes da Silva, Érika Alíbio, Gabrielle Werenicz, Maurício Borsa e Marjorie De Nardi Ramos. Ilustrações de Luciano Thomé fez as ilustrações. Coordenação de Daniela Vallandro de Carvalho, Éverton Quevedo Juliane Serres e Sherol dos Santos.
 
Participam da sessão a equipe do MUHM e os alunos voluntários do projeto.

(fotos acima)

 
Segunda Sessão: Catálogo do MUHM

Primeiro catálogo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, com apresentação feita do ministro da Saúde José Gomes Temporão. Apresenta uma seleção do acervo de mais de 10 mil documentos, 5 mil livros e 2 mil peças do museu, dividida entre os capítulos Anatomia e Fisiologia Humana; Medicina de Laboratório, Microscopia; Semiologia, a arte de diagnosticar; Terapêuticas; Medicamentos; Cirurgia; Instituições e Ensino; e Medicina local.

Participa da sessão a equipe do MUHM.

(fotos acima)
 
  

10 de novembro, às 17h30min e às 18h30min 
Praça de Autógrafos

Autógrafos dos livros editados pela Edipucrs em parceria com o Museu de História da Medicina e seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS):

- Hospital Psiquiátrico São Pedro: 125 anos de História
Org. Juliane C. Primon Serres e Gabrielle Wenericz Alves (*)
(*) Participou da sessão


Livro: Hospital Psiquiátrico São Pedro: 125 anos de História

(fotos acima)  
- História da Medicina – Instituições e Práticas de Saúde
Org. Juliane C. Primon Serres e Leonor Schwartsmann (*)
(*) Participou da sessão


Livro: História da Medicina – Instituições e Práticas de Saúde

(fotos acima)

 


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player