menu.jpg

25/01/2010 | Versão para Impressão

MUHM leva exposio para o FSM 2010 (veja fotos)

Painéis da mostra Retratos da Medicina já estão no 4º andar da Usina do Gasômetro de 25 a 29 de janeiro

 

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) participa das atividades do Fórum Social Mundial 2010 – edição comemorativa aos 10 anos da primeira edição – com painéis da exposição itinerante Retratos da Medicina: a História Médica do Rio Grande do Sul, que já passou por mais de 30 municípios gaúchos. A mostra está no 4ª andar da Usina do Gasômetro de 25 a 29 de janeiro durante o horário de funcionamento das atividades do Fórum Social Mundial. Os visitantes podem complementar a experiência acessando de qualquer lugar com Internet, inclusive pela rede Wi-Fi disponível na Usina, os vídeos e o acervo virtual do museu no seu site www.muhm.org.br ou indo até a sua sede (na av. Independência, 270), onde pode conhecer outras exposições e fazer doações para as vítimas do clima no RS e no Haiti, que posteriormente serão enviadas à Defesa Civil. A entrada para as visitações é gratuita.

A exposição itinerante Retratos da Medicina apresenta, por meio de painéis, quatro fases da história da medicina no estado: a prática médica (presença dos primeiros médicos em território gaúcho), o ensino médico (relato das primeiras escolas no Brasil e no Rio Grande do Sul), a defesa da profissão e organização sindical e os personagens da história da Medicina.

O MUHM é mantido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, que também possui programação no FSM, com palestras que vão de sustentabilidade ambiental a alcoolismo sendo realizadas no seu auditório na av. Corte Real, 975, dias 27 e 28 de janeiro. 

Sobre o museu

O MUHM é o primeiro do gênero no Estado e um dos raros no País, com equipamentos peculiares que fazem um retorno ao passado e contrastam com a evolução da medicina atual. O acervo conta com mais de quatro mil livros de Medicina, entre raridades nacionais e estrangeiras, centenas de objetos e amplo material digitalizado para pesquisa, composto por doações de profissionais e familiares de todo o Estado.

Atualmente o museu possui duas exposições em sua sede, que durante o horário de Verão estão abertas de 3ªs a 6ªs-feiras a partir das 12h e sábados, domingos e feriados, a partir das 15h, sempre até às 20h. Mais informações pelo fone (51) 3029-2900.

DESAFIOS: A Medicina e a luta pela vida 

Aborda as transformações ao longo da História da Medicina. A busca por conhecimentos para desenvolver a saúde, combater as doenças, aliviar a dor, prolongar a vida e torná-la é mostrada em seis eixos: o conhecimento médico, os costumes, o diagnóstico, as especialidades, as causas das doenças e os tratamentos. Permite discutir questões de hábitos como o de lavar as mãos e as vacinas e seus reflexos na saúde pública. Exposição de longa duração.

Compartilhando Memórias: o MUHM e seus Doadores 

A mostra homenageia aqueles que ajudaram e continuam ajudando a compor o acervo do museu, por meio de doações de objetos, livros, fotografias e outros documentos. Até abril de 2010. 



 



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player