menu.jpg

28/11/2007 | Versão para Impressão

Lanamento da traduo da obra de Pinel na Assemblia Legislativa

Tratado Médico-Filosófico de Philippe PnelO Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) participa, nesta quinta-feira (29), do lançamento da tradução inédita para português de livro de Philippe Pinel, o Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental ou a mania. O título abre a série Clássicos do Pensamento Médico Universal, parceria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) com editora da Ufrgs, e pode ser adquirido na livraria da universidade, no Muhm ou através de contato com o sindicato. O evento ocorre a partir das 20h no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado.

Livro: Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental ou a mania
Autor: médico psiquiatra francês Philippe Pinel (primeira edição em francês de 1800)
Páginas: 272 páginas
Preço: R$ 25
Onde comprar: Lojinha do Muhm na av. Independência, 270 (3029.2900) e no posto do museu no dia do lançamento no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa
Tradução: Joice Armani Galli
Revisão: Margareth Uarth Christoff e Ana Maria Oda
Apresentação: Ana Oda e Paulo Dalgalarrondo, professor titular




Leia também: 

Simers lança tradução inédita para português de livro de Pinel
Título abre série Clássicos do Pensamento Médico Universal, parceria com editora da Ufrgs 


O Sindicato Médico do RS (Simers) lança no dia 29 deste mês, em evento na Assembléia Legislativa, a primeira tradução para o português da principal obra sobre doença mental escrita pelo médico francês Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria. A versão inteiramente em português do Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental ou a mania, cuja edição original é de 1800, marca também a estréia da Série Clássicos do Pensamento Médico Universal, iniciativa do Fundo Editorial Simers com a Editora da Ufrgs. O livro de 272 páginas já está disponível no Simers (informações pelo 3027-3762) ou pelo site da Editora da UFRGS -
www.livraria.ufrgs.br.

A obra é crucial para entender o surgimento de asilos e hospícios e sua relação com a construção da prática médica e busca de tratamento de alienados, num período histórico conturbado, de revoluções na economia e política que marcaram o final do século 17 e primeiras décadas do 18. Pinel teve grande influência sobre a formação de médicos brasileiros, não só em psiquiatria, mas em medicina interna e clínica médica.

”O público tinha de recorrer a exemplares em francês, inglês ou espanhol para conhecer o pensamento e a prática de Pinel na psiquiatria. Agora está mais acessível entender a evolução do tratamento da doença mental a partir das lições e da conduta do médico francês”, destaca o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.

As contribuições de Pinel serão esmiuçadas na abertura do Congresso Brasileiro de Psicoterapia de Grupo, no dia 29, a partir das 20h, no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa. Uma mesa-redonda reunirá a psiquiatra Ana Oda, autora da apresentação do livro e uma das revisoras da tradução, que é pesquisadora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp), e o psiquiatra gaúcho e especialista em história da Medicina Walmor Piccinini.

MAIS SOBRE PINEL
Ana Oda descreve Pinel como um homem de ação. Ele preconizou reformas humanitárias nos hospícios franceses. Seu principal legado foi ter estabelecido as bases da clínica ao sistematizar a observação psicopatológica, separando metodicamente ‘observação’ de ‘explicação’.

O Tratado de Pinel (primeira edição de 1800) foi muito lido em todo o mundo e marcou a construção de um novo olhar da Medicina sobre a loucura. “A importância da primeira edição integral em português está em conhecer esta obra basilar, essencial para compreender historicamente o mito fundador da psiquiatria”, comenta a psiquiatra.

FICHA TÉCNICA
O livro: Tratado médico-filosófico sobre a alienação mental ou a mania
Autor: médico psiquiatra francês Philippe Pinel (primeira edição em francês de 1800)
Páginas: 272 páginas
Preço: R$ 25
Onde comprar: Muhm, Simers, Ufrgs
Tradução: Joice Armani Galli
Revisão: Margareth Uarth Christoff e Ana Maria Oda
Apresentação: Ana Oda e Paulo Dalgalarrondo, professor titular do Departamento de Psiquiatria da FCM/UNICAMP



Fonte: Imprensa/Simers
http://www.simers.org.br/simlancapin.php


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player