menu.jpg

08/11/2010 | Versão para Impressão

Joo Ferreira Filho e Adrian Borges no Sarau Lrico de novembro

Veja como foi o Quintas no Museu de 04 de novembro com o tenor João Ferreira Filho e o pianista Adrian Borges. Os músicos interpretaram obras de Villa-Lobos, Tosti, Torroba, Sorozábal e Verdi. Comentários do médico Aury Hilário, responsável pela Agenda Lírica de Porto Alegre.

Os saraus acontecem na 1ª quinta-feira de cada mês e fazem parte do projeto Música no Museu, que envolve diversos museus do país. Sempre às 18h30min na sala Rita Lobato do MUHM, Apoio Associação Gaúcha de Cultura Musical e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.

A entrada é gratuita, mas o museu convida aos que puderem participar da campanha de arrecadação de alimentos da Associação Saúde Criança Reflorescer, levem suas contribuições no dia do evento. Os alimentos que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.

Programa

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
1 Lundu da Marquesa de Santos
2 Evocação
3 Melodia Sentimental

Francesco Paolo Tosti (1846-1916)
4 Malìa
5 Non t'amo più!
6 Marechiare

Federico Moreno Torroba (1891-1982)
7 De este apacible rincón de Madrid - Luisa Fernanda

Pablo Sorozábal (1897-1988)
8 No puede ser - La tabernera del puerto

Giuseppe Verdi (1813-1901)
9 Lunge da lei...De miei bollenti spiriti - La Traviata

JOÃO FERREIRA FILHO

Tenor lírico, natural de Pelotas. Ingressou em 1999 no Coro da Sociedade Pelotense Música Pela Música e em 2000 foi tenor do coro na montagem da Carmen, de Bizet. Iniciou estudos de canto com o maestro e barítono Sérgio Sisto em 2001 e em 2003 desempenhou o papel de Gastone na ópera La Traviata, de Verdi, sob a regência do maestro Túlio Belardi. Em 2004 ingressou no Bacharelado em Música, modalidade Canto, na UFPel, Classe de Canto da mezzo-soprano Magali Spiazzi Richter, onde graduou-se em 2009. Em 2004, 2005 e 2007 foi Tamino, na montagem de extratos da ópera A Flauta Mágica, de Mozart. Também interpretou Raoul e Phantom, personagens do musical The Phantom of the Opera, de Andrew Lloyd Weber. Recebeu Menção Honrosa no I Festival de Músicos Líricos da Cidade de Bagé, em 2005. Recebeu orientação de repertório vocal com o professor-pianista Carlos Morejano e master class e aulas com a soprano uruguaia Alba Tonelli, a soprano italiana Luisa Gianini e o maestro Cláudio Ribeiro. Segue sob a orientação do maestro Sérgio Sisto.

ADRIAN BORGES

Pianista, natural de Jaguarão. Iniciou seus estudos de piano no Instituto Musical de Jaguarão, em 2004, com a professora uruguaia Sandra Freire. Em 2007, ingressou no Curso de Bacharelado em Música, modalidade Piano, da UFPel, orientado pela pianista Joana Holanda. É bolsista como pianista de correpetição na instituição. Participou de Cursos e Master classes com pianistas do Brasil e do Exterior, como Max Uriarte, Ney Fialkow, Olinda Allessandrini, Cristina Capparelli, Fredi Gerling e Ksenia Nosikova (Rússia/USA). Participou do Festival de Inverno do Vale Vêneto, em 2008, com a professora italiana Cinzia Bártoli, e do Festival Internacional de Música no Pampa, em 2010. Apresentou-se em Pelotas, Jaguarão, Bagé, Santa Maria, Vale Vêneto, Curitiba e Rio Branco/Uruguai.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player