menu.jpg

11/03/2011 | Versão para Impressão

Sarau Lrico Especial Mulheres dia 10 de maro

O Museu de História da Medicina promoveu excepcionalmente no dia 10 de março de 2011 às 18h30min a volta das férias do Sarau Lírico, já em seu terceiro ano da atividade no Quintas no Museu. O evento, que normalmente acontece na 1ª quinta-feira de cada mês mudou em função do Carnaval e será comemorativa ao Dia da Mulher. A edição teve a participação da soprano Rosimari Oliveira e do pianista Leandro Faber, sob a coordenação do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. No programa, Mozart, Villa-Lobos, Montsalvatge, Puccini, Leoncavalo e Verdi. As atividades aconteceram na Sala Rita Lobato - nome da gaúcha que foi a primeira mulher a formar-se em Medicina no Brasil.

Facebook MUHMRS Veja como foi

A entrada é sempre gratuita, mas o museu convida aos que puderem participar da campanha de arrecadação de alimentos da Associação Saúde Criança, levem suas contribuições no dia do evento. Os alimentos que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.


Rosimari Oliveira, soprano

Rosimari Oliveira - Foto: Koka Bacharel em Canto pela UFSM, é Professora de Canto e Técnica Vocal na FUNDARTE e de Expressão Vocal e Prática de Conjunto Vocal na UERGS. Tem se apresentado em concertos no Estado com a Orquestra SESI/FUNDARTE, a OSPA, a Orquestra UNISINOS, a Sinfônica de Santa Maria e a de Câmara do Teatro São Pedro. Seu repertório é composto por Óperas e Música de Câmara. Em 1995-96 conquistou o 1º lugar no Concurso Jovens Instrumentistas Sebastian Benda e o de melhor intérprete de Lorenzo Fernandez, respectivamente. Foi selecionada no Concurso Jovens Solistas da OSPA de 2000 a 2002. Foi finalista, em 2004, em Belém do Pará, no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão. Em 2003 debutou na ópera, no papel de Frasquita na Carmen de Bizet, em Florianópolis. Em 2006 foi Agathe em O Franco Atirador, de Weber, em Valladolid, Espanha. De 2008 a 2010 realizou 28 récitas com a ópera La Serva Padrona, de Pergolesi, com a Orquestra SESI/FUNDARTE. Estudou, no Brasil e no Exterior, com os professores Roberto Oliveira, Sandro Cristopher, Inácio de Nonno, Laura de Souza, Alba Tonelly, Cláudio Dias, Lelio Capilupi, Diana Tosti, Viorica Cortez, Raquel Pierotti, Anna Ollet, Luisa Giannini, Massimiliano Carraro, Vito Clemente, Fillippo Zigante, Alessando Sangiorgi e Alberto Boischio.


Leandro Faber, Pianista

Leandro FaberBacharel em Música pela UFSM, onde atuou como Professor de Piano e Acompanhamento, Análise Musical,História e Literatura do Piano, e regente da Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão. Camerista e Acompanhador, apresentou-se em várias cidades no Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha, aperfeiçoando-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Possui mais de 1300 apresentações e participação em 9 Cd’s. Atualmente rege quatro Corais em Santa Maria. Destaca-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição (instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão) e na área do canto lírico e como “adviser” - Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão”.

 

 






Programa
MELODIA SENTIMENTAL 
Heitor Villa-Lobos

DE LOS ALAMOS VENGO, MADRE                    
Joaquin Rodrigo

CANCIÓN DE CUNA PARA DORMIR A UN NEGRITO
Xavier Montsalvatge

CANTO NEGRO  
Xavier Montsalvatge

 IN UOMINI IN SOLDATI (Cosí fan tutte)       
Wolfang Amadeus Mozart

UNA DONNA A QUINDICI ANNI (Cosí fan tutte) 
Wolfang Amadeus Mozart

DOVE SONO I BEI MOMENTI (As bodas de Fígaro)
Wolfang Amadeus Mozart

TU CHE DI GEL SEI CINTA (Turandot)
Giacomo Puccini

TACEA LA NOTTE PLACIDA (Il Trovatore)
Giuseppe Verdi

STRIDONO LASSÚ (I Pagliacci)


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player