menu.jpg

03/03/2011 | Versão para Impressão

Luto pela perda do mdico e escritor Moacyr Scliar

O Museu de História da Medicina no RS (MUHM) e seu mantenedor Sindicato Médico do RS (SIMERS) estão em luto com a morte do médico e escritor Moacyr Scliar, ocorrida na madrugada deste domingo (27). O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, destacou que, além da consagrada contribuição como escritor, que projetou o Estado além fronteiras, Scliar teve papel muito importante na ação de alerta para temas que afetam a saúde da população. A direção e a equipe do MUHM lamentam a inestimável perda para a História da Medicina e para a Cultura gaúcha.



Médico e escritor Moacyr Scliar com a diretora do MUHM (E) e a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil
 
Médico e escritor Moacyr Scliar com a diretora do MUHM (E) e a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil
O escritor e médico participou de eventos do MUHM, e de debates promovidos pelo sindicato — colaborando na conscientização sobre os danos causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, e frisando a necessidade de políticas públicas voltadas ao problema.

Sempre atento às atividades do museu, Moacyr Scliar participou da abertura da exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino", visitou e registrou no Caderno Vida de ZH (29/5/2010) a mostra "Caminhos do Partenon", hospital onde iniciou sua vida profissional, e recentemente prefaciou a obra "Beneficência Portuguesa: a primeira sociedade de socorros mútuos do Rio Grande do Sul", organizado por Juliane C. Primon Serres, Éverton Quevedo e João Carlos Reichardt. A publicação foi financiada pela Caixa Econômica Federal e editada pela EdiPUCRS. O médico havia nascido na Beneficência Portuguesa a 23 de março de 1937.


Texto em ZH sobre a mostra Caminhos do Partenon   Livro prefaciado por Moacyr Scliar
     
Texto em ZH (Cad. Vida 29/5/2010) sobre a mostra Caminhos do Partenon   Livro sobre a Beneficência Portuguesa lançado no final de 2010


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player