menu.jpg

14/06/2011 | Versão para Impressão

Aids, 30 anos depois no Med & Cine

O Museu de História da Medicina (MUHM) e o Núcleo Acadêmico SIMERS promoveram nesta quita-feira 9 de junho mais uma sessão de cinema com palestra científica sobre o tema do filme. A terceira edição do MED&Cine exibe o oscarizado Filadélfia, do americano Jonathan Demme. O evento — que oferece pipoca e refrigerante gratuitos — ocorre na atual sede do museu, localizada no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa (Av. Independência, 270). A atividade integra o projeto Quintas no Museu e a próxima edição será no dia 11 de agosto com o filme  “As Invasões Bárbaras.

A programação começou às 18h45min, com um breve comentário do mestre e doutorando em História Rafael Hansen Quinsani. O historiador abordou a presença do homossexualismo no cinema, preconceito e o próprio destino dos figurantes. O comentário foi transmitido na Twitcam/Twitter do Museu e em está disponível no YouTube.
 

Historiador Rafael Quinsani. 
Veja mais fotos no Facebook clicando na imagem


Na sequência, foi reproduzido o longa que deu a Tom Hanks seu primeiro Oscar de Melhor Ator, em 1994. Às 21h, o infectologista Diego Rodrigues Falci, do Hospital N. Sra. da Conceição, palestrou sobre o tema "Aids, 30 anos depois", fazendo um histórico desde a origem do vírus até os dias de hoje. A palestra também foi transmitida e gravada na Twitcam e Twitter do Museu e está disponível no YouTube.


Médico infectologista Diego Rodrigo Falci
Veja mais fotos no Facebook clicando na imagem





14164Andrew Hackett (Tom Hanks) é um advogado de sucesso em um importante escritório. Ele esconde sua preferência sexual dos patrões - pois sabe que o preconceito com homossexuais é grande - e também que está com AIDS. Quando feridas começam a aparecer pelo rosto e pelo corpo, um dos principais sintomas da doença na época, seu chefe o demite. Deduzindo que o motivo da demissão foi a doença, Andrew decide processar a firma e o único advogado que topa a parada é Joe Miller (Denzel Washington), interessado na repercussão e no dinheiro que pode ganhar. Aos poucos, Miller repensa seu preconceito contra homossexuais, enquanto seguem com a batalha jurídica. Premiado com Oscar de Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Canção (composta por Bruce Springsteen). 


As inscrições podem ser feitas pelo site do NAS
http://www.nucleoacademico.org.br. A partir da próxima edição o evento será gratuito com ingresso solidário, onde o que for arrecadado, inclusive o montante anterior, será revertido para a Casa de Acolhida Só Bebê, que será convidada a participar. 

A programação do MED&Cine prevê ainda ao longo do ano sessões de filme seguidas de palestra com “
As Invasões Bárbaras” - próxima edição - e “Quase Deuses”. "O Jardineiro Fiel" e "Mar Adentro", foram os primeiros filmes exibidos.


Fonte das sinopses: UOL



 Comentário do historiador Rafael Quinsani



 
 





 Palestra do infectologista Diego Rodrigo Falci










MED & CINE de 09 junho: Filadélfia



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player