menu.jpg

08/11/2011 | Versão para Impressão

Juremir Vieira e Hingrid Kujavinski no Sarau Lrico de novembro

O Sarau Lírico do MUHM de 03 de novembro teve como atrações o tenor Juremir Vieira e a pianista Hingrid Kujavinski. O evento também coincidiu com o aniversário do tenor, que desta vez ouviu o público cantar "Parabéns a você" e depois retribuiu ele mesmo com o presente do programa, que incluiu obras de Franz Liszt, Hogo Wolf, Schumann, Ernesto De Curtis, Stanislau Gastaldon, Eduardo Di Capua, Verdi, Tchaikovsky e Puccini. 


Sarau Lírico no MUHM (clique para ver mais fotos)

Os saraus acontecem tradicionalmente na 1ª quinta-feira de cada mês às 18h30min dentro do projeto Quintas no Museu.
A entrada é sempre gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança de arrecadação de alimentos.  

http://www.youtube.com/user/MUHMRS#grid/user/48FFB0612E960253 Acompanhe aqui vídeos dos saraus


Juremir Vieira (Foto Divulgação)

Programa de JUREMIR VIEIRA Tenor, HINGRID KUJAWINSKI Pianista 

Liebestraum, de Franz Liszt
Verborgenheit, de Hugo Wolf
Widmung, de Robert Schumann

Non ti scordar di me, de Ernesto De Curtis
Musica proibita, de Stanislau Gastaldon
O sole mio, de Eduardo Di Capua

Ah, la paterna mano - Macbeth, de Giuseppe Verdi
Prassti Nebesnaye Sazdánje – A Dama de Espadas, de Tchaikovsky
E lucevan le stelle - Tosca, de Giacomo Puccini

A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Os alimentos a serem destinados à Associação Saúde Criança que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.

Juremir Vieira, tenor
(clique na foto para ver a imagem e currículo ampliados)

Começou no Coral da PUCRS, participou de diversos corais de câmera e também de música renascentista. Seguiu sua formação com a soprano Lori Keller, na Escola de Música da OSPA, em 1991. Fez seu debut artístico em 1989, em Porto Alegre, nos papéis de Borsa em Rigoletto e Monostatos, na Flauta Mágica, de Mozart. Em seguida protagonizou Il matrimonio secreto, de Cimarosa, em Um romance gaúcho, de Tasso Rangel, em Cosí fan tutte e em La Bohème. Em 1992 venceu o Concurso Jovens Solistas da OSPA e o 1º Concurso Nacional de Canto Lírico Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. A partir de 1991 passou a cantar óperas, concertos e oratórios em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo e Manaus, dirigido pelos maestros Túlio Belardi, David Machado, A. Escobar, H. Morelembaum, T. Tibiriçá, Júlio Medagila, Tiago Flores, Ian Bressan, Luiz Malheiro, Silvio Barbato, Frederico Gerling Júnior, Roberto Duarte, John Neschling e Isaac Karabtchevsky. Em 1995 foi um dos vencedores do Concurso Luciano Pavarotti International Voice Competition na Philadelphia, EUA. No ano seguinte foi escolhido pessoalmente por Luciano Pavarotti para cantar os papéis de Edgardo em Lucia de Lammermoor e o de Mario Cavaradossi em Tosca dando início à carreira internacional. Fixado na Suíça, passou a desenvolver intensa atividade operística também em cidades da Irlanda, Bélgica, Itália, Áustria, Sérvia, Romênia, França e Alemanha. Seu repertório incluiu as óperas Fausto, Madama Butterfly, Simon Bocanegra. La Traviata, Carmen, Attila, O Morcego, Rigoletto, La Bohème, O Cavaleiro da Rosa, Nabucco, Os Contos de Hoffmann, Norma, Macbeth, Tosca, Turandot,
Gianni Schicchi, Luisa Miller, Lucia de Lammermoor e A Dama de Espadas. 


Hingrid Kujawinski, pianista

(clique na foto para ver a imagem e currículo ampliados)

Natural de Alegrete-RS, iniciou seus estudos de piano aos nove anos de idade com a professora Antônia Lisboa. Em 1996, aos 17 anos, ingressou no Curso de Música - Bacharelado em Piano da Universidade Federal de Santa Maria, onde passou a estudar sob orientação das Professoras Vera Vianna e, posteriormente, Cláudia Deltrégia. Em 2003, ingressou no curso de Música - Bacharelado em Regência Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou regência com o professor Dr. Jocelei Bohrer. De 2003 a 2009 trabalhou no Instituto de Cultura Musical da PUCRS, onde desempenhou funções de pianista preparadora e acompanhadora do coral, pianista da orquestra e regente do Coral Totalidade da PUCRS, participando também em concertos com grupos de câmara formados por músicos da Orquestra da PUCRS. De 2009 a 2011 Hingrid foi aluna no Mestrado em Regência Coral da Universidade da Pensilvânia em Mansfield nos Estados Unidos. Neste período, atuou como aluna assistente da professora Dra. Peggy Dettwiler, com quem estudou regência coral e junto a ela trabalhou com os coros do Departamento de Música, participando como regente, cantora e pianista acompanhadora nos concertos promovidos por esta universidade. Ainda na Universidade da Pensilvânia em Mansfield, estudou canto com o professor Dr. Todd Ranney e Pedagogia do Canto com a professora Dra. Alissa Rose. Em janeiro de 2010, foi aprovada para ingressar no mestrado em Piano Acompanhamento nesta mesma universidade, onde estudou piano a professor Dra. Nancy Boston. Em Julho de 2011 Hingrid participou de uma turnê com o Concert Choir da Universidade de Mansfield para a Inglaterra, País de Gales e Irlanda. No País de Gales, o coro participou de uma competição (2011 Llangollen International Eisteddfod) onde foi premiado em várias categorias, tendo o Coro Feminino ganho o primeiro lugar e a peça de Schubert, “Psalm 23” regida por Hingrid, recebido a maior nota em toda a categoria.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player