menu.jpg

14/12/2011 | Versão para Impressão

Germano Bonow visita novo Museu e hospitais em Passo Fundo

Foi inaugurado no interior do estado o Museu de História da Medicina de Passo Fundo, pertencente à Academia Passo-Fundense de Medicina. A entidade construiu um espaço físico para o Museu junto a sua sede própria, na rua Teixeira Soares, 817, no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para a sua inauguração o museu conta com o apoio e colaboração do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul; do Museu Histórico Regional da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e do MUZAR - Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo. A solenidade foi nesta terça-feira e contou com a presença do diretor do MUHM e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), o médico sanitarista, ex-deputado Germano Bonow. Além de prestigiar o novo museu o dirigente também visitou hospitais da cidade: o Hospital da Cidade e o Bezerra de Menezes na terça-feira e o Hospital Muncipal Dr. César dos Santos na quarta-feira pela manhã (07). 

Germano Bonow e Plácido Scussel

De acordo com o presidente da Academia Passo-Fundense de Medicina, o acadêmico Plácido Scussel, o acervo do museu é constituído de objetos que documentam a história da Medicina Passo-Fundense: instrumentos médicos usados no passado, livros, artigos de revista, teses, periódicos, memórias e monografias produzidas por médicos da cidade, documentos oficiais e fotografias de médicos que trabalharam em clínicas e hospitais e bibliografia referente à História Médica de Passo Fundo. A intenção é reunir e preservar produções literárias e científicas produzidas pelos médicos do município. O evento foi prestigiado ainda pelo secretário da Saúde médico Jairo Caovilla, que representou o prefeito Airton Dipp, e do acadêmico Adroaldo Mallmann, diretor da Faculdade de Medicina da UPF.





Além de prestigiar o novo museu Germano Bonow visita hospitais na cidade. O médico, como diretor do SIMERS, busca dados para a pesquisa que o Sindicato está empreendendo sobre leitos psiquiátricos no RS. A preocupação diz respeito ainda aos usuários de crack e outras drogas que também fazem uso desses leitos e das propostas de legislação sobre internação compulsória desses usuários.



No Hospital Bezerra de Menezes o diretor foi recebido pelo administrador Lucinei Bohrer e conversou com a equipe, recebendo informações do psiquiatra Wilson Riffel e a psicóloga Elsa Zanette Tallamini. O diretor foi acompanhado do dr. Carlos Antônio Madalosso, Delegado Regional do SIMERS em Passo Fundo. A instituição conta com 82 leitos psiquiátricos, sendo 50 deles SUS - 15 para mulheres e 35 para homens.



Ainda na terça-feira o diretor visitou o Hospital da Cidade, que em 2014 completará 100 anos e que conta com novas instalações. 


Na quarta-feira (07) o diretor Germano Bonow visitou o Hospital Municipal Dr. César dos Santos, acompanhado novamente pelo Delegado do SIMERS Carlos Madalosso e foi recebido pelo diretor do hospital, Fernando Oliveira. O hospital tem 12 leitos psiquiátricos, seis para homens e seis para mulheres, e pretendem chegar a 32.








Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player