menu.jpg

18/04/2012 | Versão para Impressão

Encerrada a exposio SIMERS: 80 anos de Histria



Terminou no domingo (15 de abril) a exposição "SIMERS: 80 anos de História", que será substituída pela exposição "Da lepra à hanseníase", que inaugura em 17 de maio de 2012 às 18h30min na Sala Rita Lobato. Saiba mais sobre a exposição.

 
 



A exposição SIMERS: 80 anos de História marca a trajetória do mantenedor do MUHM, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e sua contribuição para a saúde pública gaúcha desde sua fundação, em 1931, quando iniciou sua luta.


SIMERS: 80 anos de História
No Brasil, o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários imigrantes que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar pelos seus direitos. O primeiro Sindicato de Médicos do Brasil foi fundado no Rio de Janeiro em 1927. No Rio Grande do Sul o Sindicato Médico foi criado em 1931. Na época, a Medicina não era uma profissão regulamentada e qualquer um poderia atuar como médico no RS. Desde então as lutas do SIMERS vão desde a busca e conquista de direitos dos médicos até o envolvimento em questões de saúde pública que repercutem na qualidade de médicos e demais cidadãos.

A mostra conta com fotografias, informativos e outros documentos para contar a trajetória sindical do SIMERS, além de conter nichos contendo vídeos e destaques para diferentes períodos em que a atuação do sindicato foi determinante.

Serviço
Visitação:
17 de maio a 1ª de outubro de 2011 - PRORROGADA até abril de 2012
de terças a sextas-feiras das 11h às 19h
sábados, domingos e feriados das 14h às 19h
Entrada: Gratuita.
Agendamento de escolas: Agenda e oficinas disponíveis em www.muhm.org.br/educativo. Transporte para escolas públicas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre pelo e-mail educativo.museu@simers.org.br ou fone (51) 3029-2900.




Vídeo: SIMERS 80 anos

Projeto museográfico
Elcio Rossini foi responsável pela expografia de diferentes museus. Museu Interativo da Eletricidade do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, "Nos Trilhos da Memória", mostra do Memorial da Justiça do Trabalho, "Simões Lopes Neto" também no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Memorial Copesul bo Pólo Petroquímico de Triunfo, "Arte e memória: Anos rebeldes", "Visíveis Invisíveis Lugares", "Em Casa no Universo", "Música Ciência e Tecnologia" e "Bom Fim: um bairro muitas histórias", estas últimas no Museu da UFRGS, são projetos seus.


Vídeo: Charges

Ficha Técnica
SIMERS: 80 ANOS DE HISTÓRIA

Pesquisa:
Éverton Quevedo
Karina Lopes
Juliane Serres

Acervo:
Ana Ramos
Erika Alíbio
Karina Lopes

Textos:
Éverton Quevedo

Revisão geral:
Equipe Muhm

Programa Educativo:
Sherol Santos

Projeto Museográfico:
Elcio Rossini

Assessoria de Comunicação:
Letícia Castro

Vídeo SIMERS 80 anos:
Felipe Henrique Gavioli

Vídeos Montagem:
Letícia Castro



http://flickr.com/muhmrs

 

Galeria
Exposição SIMERS: 80 anos de História   Exposição SIMERS: 80 anos de História
     
Exposição SIMERS: 80 anos de História   Exposição SIMERS: 80 anos de História
     
Exposição SIMERS: 80 anos de História   Exposição SIMERS: 80 anos de História




Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player