menu.jpg

24/07/2012 | Versão para Impressão

Documentao museolgica inicia ciclo de palestras

Após a alteração na primeira palestra do I Ciclo de Preservação e Conservação de Acervos nesta quinta-feira (12) o ciclo teve seu início efetivo com a palestra Documentação Museológica I. O tema terá uma segunda palestra no dia 09 de agosto, depois alternando para noções básicas de higienização de acervos e banco de dados, esta última em data a ser divulgada. A iniciativa ocorre dentro do projeto Quintas no Museu, sempre às 18h30. Veja como foi.


 
Documentação Museológica I - I Ciclo de Preservação e Conservação de Acervos  





 Mais fotos



Clique na imagem para ampliar ou aqui para baixar o cartaz em pdf

O público-alvo é de profissionais de museus, estudantes das áreas de museologia, história e arquivologia, assim como para o público em geral que manifeste interesse pela temática. O evento é gratuito com inscrições antecipadas pelo site www.muhm.org.br - já esgotadas. A atividade confere certificado no final do ciclo ou atestado por palestra avulsa.

Programação
28/06 - SERÁ REMARCADA
Banco de dados e Catalogação de Acervos
Palestrante: Ana Ramos Rodrigues

12/07
Documentação Museológica I
Palestrante: Ana Carolina Gelmini de Faria

09/08
Documentação Museológica II
Palestrante: Ana Carolina Gelmini de Faria

25/10
Noções básicas de higienização de acervos: tridimensional (ênfase em metais)
Palestrante: Jussara Prates dos Santos Girardi

08/11
Noções básicas de higienização de acervos: documentos
Isabel Cristina Arendt

Minicurrículo das palestrantes

Ana Carolina Gelmini de Faria: Museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestrado em andamento em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área museológica, tendo trabalhado, entre outras instituições, no Museu Histórico Nacional (MHN) e no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (MJF). Atualmente é professora auxiliar do Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrando disciplinas da área de documentação em museus, práticas de exposições, Museologia e estudos de público em museus.

Ana Ramos Rodrigues: Historiadora formada pela Universidade Vale Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestranda do curso de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural UFPel (2012). Atuou durante seis anos no processo de higienização, catalogação, acondicionamento, armazenamento e pesquisa do acervo tridimensional na Reserva Técnica do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - MUHM.

Isabel Cristina Arendt: Possui graduação em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado (1998) e doutorado (2005) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é assistente de pesquisa junto ao Acervo Documental e de Pesquisa, Memorial Jesuíta, Biblioteca da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; membro (cadeira n. 27) do Instituto Histórico de São Leopoldo; diretora de pesquisa - Diretoria do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo; membro de diretoria da Associação Nacional dos Pesquisadores da História das Comunidades Teuto Brasileiras. Possui experiência na área de História, com ênfase na história cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração alemã, germanidade, imprensa em língua alemã, identidade e Rio Grande do Sul, patrimônio histórico-cultural, acervos históricos.

Jussara Prates dos Santos Girardi: Historiadora, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS no ano de 2005/2, com especialização em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria RS (conclusão em 2010). Paralelamente, dedica-se à pesquisa historiográfica sobre o município de Portão e consultoria tendo como trabalhos mais recentes a organização do arquivo histórico da Sociedade Recreativa e Cultural Boa Vista. Autora da coluna “Páginas do Passado” do jornal semanário “Primeira Página”, de circulação no município de Portão durante 2008 e 2009. Realiza desde 2009 a Oficina de Conservação de Metais no acervo do Museu do Trem de São Leopoldo e coordenou o I e II Seminário de História de Portão. Coordenou eo curso Conhecer para Ensinar a Nossa História para professores de 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de Portão em 2010 e coordena o projeto e execução do Arquivo Público e do Museu de Portão desde de 2008.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player