menu.jpg

27/08/2012 | Versão para Impressão

Cachoeira do Sul recebe exposio "Mulheres e Prticas de Sade"

Na foto, Dr. Germano Bonow, Diretor do MUHM (E) e o Diretor Técnico do Hospital de Caridade e Beneficência Dr. Carlos Eduardo Florence (D)

Foi inaugurada nesta terça-feira (21) à noite em Cachoeira do Sul, no Hospital de Caridade e Beneficência, a exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino", que traz as histórias de 10 médicas e 10 parteiras e benzedeiras. A iniciativa tem o apoio do Museu Municipal de Cachoeira do Sul Patrono Edyr Lima e a visitação será de segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 15h às 20h até 31 de agosto. 

A inauguração contou com a presença do diretor técnico do Hospital, o Dr. Carlos Eduardo Florence, que em sua fala fez um apanhado sobre a história da medicina na cidade e dos seus primeiros médicos. "É especialmente gratificante receber esta exposição no ano em que o hospital completa 109 anos de história", lembrou o médico.

Delegado em Cachoeira do Sul do Sindicato Médico, mantenedor do MUHM, Dr. Lemuel Silva Paredes ressaltou a importância da presença do Museu para a cidade como uma opção a mais de cultura e valorização da história. "O Sindicato Médico vem valorizando cada vez mais os médicos e a presença no interior, e a exposição é mais uma dessas ações de valorização e expansão", comemorou.

Na área da Cultura, que contou com a participação de diversos representantes, a Chefe do Museu Municipal Márcia Patel falou da satisfação em poder oferecer aos cachoerenses a possibilidade de ver outras exposições de fora, oportunizando diferentes experiências.

A exposição 

Montada pela primeira vez em 2008 na sede do Museu, em Porto Alegre, a exposição recentemente passou a ser itinerante. Após algumas passagens por pontos da capital, a exposição agora passa pelo interior do RS, sendo Cachoeira do Sul a segunda cidade a receber a mostra, que passou antes por Bagé e depois seguirá para Pelotas.

O público poderá conhecer por meio de dois documentários - "Fé" e "Vida" - as histórias das benzedeiras e parteiras retratadas pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir das entrevistas feitas pelo historiador Éverton Quevedo. Além dos depoimentos, são expostas as fotos e biografias dessas mulheres e de médicas que são referência em suas áreas da medicina. Também compõem a mostra as histórias das três primeiras médicas mulheres a formarem-se no Brasil, todas gaúchas. A primeira delas, Rita Lobato, foi também a primeira vereadora.

Serviço - Cachoeira do Sul:
Inauguração: dia 21 de agosto às 18h30
Local: Hospital de Caridade e Beneficência.
Visitação: 2ª a 6ª-feira das 10h às 12h e das 15h às 20h. Até 31 de agosto.

Link da exposição: www.muhm.org.br/mulheres

Clique aqui para mais fotos




Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player