menu.jpg

10/09/2012 | Versão para Impressão

Pelotas recebe exposio na Bibliotheca Pblica

Inaugurada nesta terça-feira (04), permanece até 14 de setembro a exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino" na Bibliotheca Pública Pelotense com entrada franca. A realização é do Museu de História da Medicina e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul juntamente com sua Delegacia Regional em Pelotas. A próxima cidade a receber a mostra será São Gabriel. A inauguração será dia 18 de setembro e a visitação acontece até 21 de outubro na Santa Casa de Caridade.

Na inauguração, além do diretor do MUHM, o médico Germano Bonow, estiveram presentes médicos como a ginecologista Maria da Graça Guidotti dos Santos e o psiquiatra Paulo Kelbert, além do vice-presidente da Bibliotheca Pública Vicente Carvalho e o historiador Daniel Barbier. O diretor do museu ressaltou a importância e o crescimento das mulheres na vida profissional como médicas e em outras funções. "Já está na hora de entrevistarmos mais mulheres, há mais mulheres a destacar, elas já são mais de cinquenta por cento na medicina", lembrou o diretor.




A Delegada Gisela Vargas saudou a exposição e lembrou a importância das mulheres na saúde, com diferentes saberes, e a presença do SIMERS em Pelotas. "A iniciativa valoriza a história da Medicina, a história das mulheres que trabalharam em prol da Saúde, todas unidas por um mesmo ideal que era ajudar as pessoas, cada uma dentro de suas limitações e conhecimentos, mas com amor e carinho na sua atividade", comentou a delegada. A médica lembrou o pioneirismo do SIMERS e a importância de poder compartilhar com a sociedade temas como o da exposição. "Como obstetra posso dizer que o embrião que era o museu se tornou um lindo rebento, gerado de uma maneira muito cuidada que está nos dando alegrias, essa exposição é fruto da sua maturidade e desenvolvimento", comemorou. 



Na exposição são contadas as histórias de 10 médicas e 10 parteiras e benzedeiras, estas últimas com documentários feitos pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir das entrevistas feitas pelo historiador Éverton Quevedo. Além dos depoimentos expomos as fotos e biografias das entrevistadas e também a história das três primeiras médicas mulheres a formarem-se no Brasil, todas gaúchas. A primeira delas, Rita Lobato, que era da região, foi também a primeira vereadora. 


Canal @muhmrs no YouTube Assista em nosso Canal @muhmrs como foi nas primeiras cidades


 
Serviço
 
Inauguração dia 04 de setembro às 18h30 na Bibliotheca Pública Pelotense - Praça Coronel Pedro Osório, 102
 
Visitação de segundas a sextas-feiras das 10h às 12h e das 15h às 18h

Link da exposição:
 www.muhm.org.br/mulheres
 



 

  Bagé  
  Cachoeira do Sul  


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player