menu.jpg

10/09/2012 | Versão para Impressão

Msica no Museu: Sarau Lrico de setembro

A edição de setembro dos Saraus Líricos do Museu de História da Medicina trouxe no último dia 06 as sopranos Adriana Schmidt e Vanessa Bernardes Ramos acompanhadas pelo pianista Alexandre Constantino. O evento acontece tradicionalmente na primeira quinta-feira de cada mês às 18h30min, na Sala Rita Lobato, dentro do projeto Quintas no Museu. No programa, Villa-Lobos, Mozart, Schubert, Verdi e mais. 




A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O Sarau Lírico também integra o projeto nacional Música no Museu (www.musicanomuseu.com.br). 





Os saraus têm entrada gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança contribuindo com itens de higiene - sabonetes, fraldas, entre outros - ou leite em pó. A associação encaminha ao Hospital da Criança Conceição.

“A Saúde Criança criou uma poderosa metodologia de inclusão social para os mais pobres”


Veja em nosso Canal @muhmrs edições anteriores dos saraus




Programa

Melodia Sentimental
H. Villa-Lobos

Der Nussbaum
(Myrten Op.25)
R. Schumann

Serenata
Alberto Costa

Im Wunderschönen Monat Mai
(Dichterlieb Op.48)
R. Schumann

Acalanto da Rosa
Claudio Santoro

Saper vorreste di che si veste 
(Ballo in Maschera)
G. Verdi 

Summertime
(Porgy and Bess)
G. Gershwin

Duo - Che soave zeffiretto
(Le Nozze di Figaro)
W. A. Mozart
 
Ah! Non credea mirarti (La Sonambula)
V. Bellini

Chi il bel sogno di Doretta (La Rondine)
G. Puccini

Duo - Alfonsina y el mar
Ariel Ramirez

Adriana Schmidt, soprano

Iniciou os estudos de canto com Isabel Penna de Moraes, e, posteriormente, com Gisa Volkman, Gilia Gerling, Decápolis de Andrade, Maestro Tulio Belardi, Vera Campos, Carlos Rodrigues e Jonas Klug. Junto ao coral sinfônico da OSPA, participa de concertos como o Réquiem (J. Brahms), 9a Sinfonia e Missa Solene (Beethoven), Carmina Burana (Orff), e da ópera A Flauta Mágica (Mozart), noTeatro do Sesi. No Coral da PUC, participou de diversas montagens de óperas, como Fausto (Gounod), Il Guarani (Carlos Gomes), A Flauta Mágica (Mozart), La Traviata (Verdi), A Viúva Alegre (F. Lehar), entre outras, e das gravações dos CDs Concertos Comunitários Zaffari. 


Integra o Coral Porto Alegre, onde participou da gravação do CD Novenas, do Padre José Maurício, do oratório Messias (Haendel), Requiem (Mozart), e da ópera O Barbeiro de Sevilha (Rossini). Com o Coral Ars Vocalis, participou do musical Evita (Lloyd Weber), no Teatro do Sesi. Como solista, participa de recitais e cortinas líricas na Biblioteca Pública do Estado e no foyer do Theatro São Pedro. Junto à companhia Ópera de Bolso, fez o papel da Rainha da Noite na Ópera A Flauta Mágica, de W. A. Mozart.

Vanessa Bernardes Ramos, soprano
 
Iniciou seus estudos sob a orientação de Helena Beatriz Greco Laguna e do Maestro Raphael Casalanguida, posteriormente, na ULM (Universidade Livre de Música), formando-se pelo Conservatório Higienópolis. Suas primeiras apresentações, feitas no Teatro Lírico de Equipe, resultaram em participações em concertos, eventos e espetáculos teatrais nos teatros paulistas: Dias Gomes, Caetano de Campos, Clube Paineiras do Morumbi, Clube A Hebraica, Colégio Arquidiocesano, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Biblioteca Monteiro Lobato, Circolo Italiano, Theatro São Pedro, Sociedade Filarmônica Lyra, Casa de Cultura Santo Amaro, Teatro Paulo Eiró (acompanhada da Orquestra Filarmônica Santo Amaro), Auditório Bacarelli, Shopping Boa Vista. Foi regente do coral Infraero/Congonhas. Menção Honrosa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo pela participação como cantora lírica na peça Mel x Mal, montagem do grupo de teatro do Clube Paineiras do Morumbi. Solista convidada dos Festivais de Inverno de Serra Negra e Bragança Paulista.

Alexandre Nogueira de Castro Constantino, pianista 

Nasceu em Santiago, RS. Pianista graduado no Instituto de Artes da UFRGS. Fez cursos de especialização com Cláudio Santoro, H. J. Koellreuter, Paul Trein e Jean Louis Mansart. Realizou cursos de piano e música de câmara na Piano-Academy da cidade de Konz, Alemanha. Como pianista acompanhador participou de Cortinas Líricas no Teatro São Pedro, Salão Mourisco, Casa Mario Quintana, Centro Espírita Lar do Amigo Germano, Museu de História da Medicina, Recitais na Escola de Ópera da OSPA e Concertos Líricos de Páscoa e Natal Luz, em Gramado, RS.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player