menu.jpg

06/11/2012 | Versão para Impressão

Sarau Lrico de 04 de outubro

O Sarau Lírico do MUHM de outubro aconteceu hoje (04) dentro do projeto Quintas no Museu. As atrações foram o barítono Guilherme Rosa, a mezzo-soprano Jurema Fontoura e o pianista Leandro Faber. O evento acontece tradicionalmente na primeira quinta-feira de cada mês na Sala Rita Lobato. 




Clique para ver mais fotos

A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O Sarau Lírico também integra o projeto nacional Música no Museu (www.musicanomuseu.com.br).

Os saraus têm entrada gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança contribuindo com itens de higiene - sabonetes, fraldas, entre outros - ou leite em pó. A associação encaminha ao Hospital da Criança Conceição.

“A Saúde Criança criou uma poderosa metodologia de inclusão social para os mais pobres”



Guilherme Rosa Bernardes Ramos, barítono
Nasceu em Corumbá/MS, em 1982. Residiu em Santa Maria/RS de 1985 a 2005, onde realizou bacharelado de canto e piano. Premiações: 1º lugar no IV Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em Belém do Pará, em 2003. Em 2004 foi um dos 15 premiados, entre 445 concorrentes de 48 países, no XLI Concurso Francisco Viñas, em Barcelona. Ganhou Bolsas de Estudo para a Academia Nazionale di Santa Cecilia, Itália, onde estudou com a soprano Renata Scotto, e para o Conservatório Superior do Liceu, em Barcelona, onde estudou com o tenor Eduard Gimenez. Agraciado com a 2ª Menção Honrosa no XIII Concurso Internacional de Canto Lírico Ciudade de Trujilo, em 2009, no Peru. Em 2011 conquistou o 1º prêmio no I Concorso Lirico Internazionale “Note Verdiane”, em Mantova, Itália. Participou, como aluno ativo, de Masterclasses com o barítono Jose Van Dam e com a soprano MontSerrat Caballé.
Repertório: Giorgio Germont (Traviata), Papageno (Flauta Mágica), Fígaro e Fiorello (Barbeiro de Sevilha), Belcore (Elixir do Amor), Almaviva (Bodas de Fígaro), Guglielmo (Così Fan Tutte).


Jurema Fontoura, mezzo-soprano
Natural de Porto Alegre, formou-se no Curso Superior de Música, Piano, no Instituto de Artes da UFRGS, na classe da professora Dulce Rocha Machado e em pós-graduação com a profª Zuleika Rosa Guedes. Como bolsista da Pró-Arte do Rio de Janeiro estudou piano com o professor Homero de Magalhães e canto com a professora Semita Valenka. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro diplomou-se em Canto Lírico, sempre com a professora Semita.Premiada em vários concursos nacionais apresentou-se na Alemanha ( Frankfurt ) e foi cantora-solista da Orquestra Brasileira de Harpas no Congresso de Seattle, nos EUA.Como pianista apresentou-se com a OSPA, sob a regência de Pablo Komlós, no Concerto nº 21, em Dó M, de Mozart.Vencedora do Concurso para solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, cantou árias de Rossini e Verdi sob a batuta do Maestro Jardim. Em Música de Cãmara obteve vários títulos: melhor intérprete de Villa-Lobos , de Mignone, de Música Moderna e de Música Erudita baseada no Folclore. Participou de várias óperas, como Dido e Enéas, de Purcell, L'Amico Fritz, de Mascagni e Ana Bolena de Donizetti.



Leandro Faber, pianista
Bacharel em Música pela UFSM, onde atuou como Professor de Piano e Acompanhamento, Análise Musical,História e Literatura do Piano, e regente da Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão. Camerista e Acompanhador, apresentou-se em várias cidades no Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha, aperfeiçoando-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Possui mais de 1300 apresentações e participação em 9 Cd's. Atualmente rege quatro Corais em Santa Maria. Destaca-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição (instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão) e na área do canto lírico e como “adviser” - Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão”.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player