menu.jpg

29/10/2012 | Versão para Impressão

Exposio, concerto e mateada na Semana do Mdico e aniversrio do Museu

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul e seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, promoveram, na Semana do Médico, que é também a do aniversário do Museu, eventos para a comunidade. A programação iniciou no dia 10, com o prédio do MUHM iluminado de cor-de-rosa, como alerta sobre o câncer de mama. A programação seguiu com a inauguração de uma nova mostra fotográfica com o tema da saúde, um concerto para o Dia do Médico e mais uma mateada na praça Dom Sebastião. Todas as atividades tiveram o apoio da Associação de Amigos do MUHM. 













Biblos

10 a 25 de outubro
Outubro Rosa - iluminação - Campanha de alerta sobre o câncer de mama 
12, 13 e 14 de outubro
Dia da Criança: Visitantes mirins levam pra casa "As aventuras de Biblos: Aprendendo a Preservar"
16 de outubro
Participação na Sessão de Autógrafos Médicos Autores da AMRIGS 
17 de outubro
Inauguração da exposição AS FACES DA SAÚDE - 2ª Edição, fruto do 2º Prêmio MUHM de Fotografia
18 de outubro
- Concertos MUHM - Especial Dia do Médico na Igreja N. Srª. Conceição - Patrocínio UNICRED
- Obrigado, Doutor!! Ação de agradecimento aos médicos pelo seu dia
20 de outubro 
3ª Mateada da Primavera na Praça Dom Sebastião

No dia 10 de outubro teve início a iluminação do Museu para o Outubro Rosa, alerta contra o câncer de mama, campanha que seguiu até o dia 25 de outubro. Nesse período o MUHM ficou totalmente cor-de-rosa, a exemplo do que já fez em 2011. 


Clique na imagem para ampliar 

A semana do Médico iniciou no dia 16 de outubro com a participação do MUHM na Sessão de Autógrafos "Médicos Autores", na AMRIGS, estando presente com obras publicadas pelo Museu. Os livros podem ser adquiridos a qualquer tempo na sede, na avenida Independência, 270.

No dia seguinte, 17, às 18h30min, foi inaugurada a exposição As Faces da Saúde - 2ª Edição, fruto do 2º Prêmio MUHM de Fotografia. Foram apresentados os vencedores das categorias profissional e amador, totalizando 16 fotografias. A comissão julgadora do 2º Prêmio MUHM de Fotografia foi composta pelo historiador Éverton Quevedo, diretor técnico do MUHM, o coordenador de Comunicação do SIMERS, Cláudio Peng, e os fotógrafos Luiz Eduardo Achutti, Rogério do Amaral Ribeiro e Itamar Aguiar, presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS). 

Para inspirar fotógrafos a participar da terceira edição do prêmio - que acontece a cada dois anos - estão expostas fotos da "I Mostra Fotográfica Sobre Aleitamento Materno", realizada em 1980, fruto de um concurso fotográfico proposto pela Secretaria Estadual de Saúde, e que circulou o estado e até mesmo o país, sendo exposta na Organização Mundial da Saúde no Brasil, em Brasília. O tema será abordado na próxima edição do concurso do museu.



Clique na imagem para ampliar ou acesse nossa fanpage para ver mais


Mateus Bruxel, 1º, 2º e 5º lugar na categoria profissional com as fotos "Saúde sai de férias - Unidade sem médicos no litoral Norte" "Alegria voluntária" e "Superlotação no Hospital Conceição"


Casal vencedor na categoria amador
Willian Ansolin, de Viamão 

3º e 5º lugares com as fotos "Recepção" e "Me conte uma história" 
Mabel Fricke, de Porto Alegre 
4º e 6º lugares com as fotos "Nego I" e "Coração eterno"





 


Já no dia 18 de outubro aconteceu mais uma edição dos Concertos MUHM - Especial Dia do Médico, com patrocínio da UNICRED. O concerto foi realizado na Igreja N. Srª. Conceição. As atrações foram o Trio de Cordas e Teclado Mansão Musical, com os músicos Omar Aguirre (violino), Martinez Nunes (viola), Rodrigo Alquati (cello), e Leandro Faber (pianista), além dos solistas Elisa Machado (soprano), Carlos Rodriguez (barítono) e João Ferreira Filho (tenor). No programa, árias e duetos de Verdi, Puccini, Donizetti, Lehar, Cilea, Mascagni, Massenet, Bizet e Torroba. Neste mesmo dia o MUHM, o SIMERS e o Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa inauguraram um painel, em frente ao Museu, de agradecimento aos médicos pelo seu dia. O painel "Obrigado, Doutor!!" foi elaborado a partir de desenhos feitos pelas crianças do hospital em uma parceria do seu setor de recreação com o setor educativo do MUHM. 


Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar ou acesse nossa
fanpage para ver mais

No dia 20 as comemorações se voltaram para a Praça Dom Sebastião, na 3ª Mateada da Primavera. A mateada cultural teve a participação da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, que passou o dia preparando e ensinando a preparar diversos tipos de chimarrão. Também participaram do evento entidades do entorno, em uma grande festa comunitária. O Colégio Rosário com o seu grupo de escoteiros, e o Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa, com recreação para as crianças participantes. A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Independência também esteve presente nas atividades. O MUHM levou para a praça a exposição paralela à mostra "As Faces da Saúde" sobre Aleitamento Materno, que será o tema do 3º Prêmio MUHM de Fotografia. 


Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar ou acesse nossa fanpage para ver mais



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player