menu.jpg

06/11/2012 | Versão para Impressão

Sarau Lrico de novembro

Na quinta-feira (1º) aconteceu a edição de novembro do Sarau Lírico do MUHM. A atividade integra o projeto Quintas no Museu e acontece sempre na primeira quinta-feira de cada mês às 18h30min na Sala Rita Lobato. O programa deste mês esteve a cargo da soprano Carolina Veloso, do tenor André Delair e do pianista Leandro Faber, que entre outros, interpretaram Villa-Lobos, Giordani, Puccini, Verdi, Strauss e Lehar.


Clique na foto ou aqui para ver mais imagens em nossa fanpage no Facebook
 
Programa do Sarau

CAROLINA VELOSO Soprano
ANDRÉ DELAIR Tenor
LEANDRO FABER Pianista 


IL MIO BEL FOCO
Benedetto Marcello

CARO MIO BEN
Giuseppe Giordani

DENGUES DA MULATA DESINTERESSADA
Marlos Nobre

LUNDU DA MARQUESA DOS SANTOS
Heitor Villa-Lobos

PARIGI O CARA (La Traviata)
Giuseppe Verdi

QUANDO M'EN VÒ (La Bohème)
Giacomo Puccini

ALS FLOTTER GEIST (O Barão Cigano)
Johann Strauss

MEINE LIPPEN SIE KÜSSEN SO HEISS (Giuditta)
Franz Lehar

DEIN IST MEIN GANZES HERS (O País dos Sorrisos)
Franz Lehar

VILJA LIED (A Viúva Alegre)
Franz Lehar



A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O Sarau Lírico também integra o projeto nacional Música no Museu (www.musicanomuseu.com.br).

Os saraus têm entrada gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança contribuindo com itens de higiene - sabonetes, fraldas, entre outros - ou leite em pó. A associação encaminha ao Hospital da Criança Conceição.

“A Saúde Criança criou uma poderosa metodologia de inclusão social para os mais pobres”



Carolina Veloso, soprano
Natural de Alegrete/RS. Estudou na Escola de Música Villa-Lobos, em Santa Rosa, com a Prof. Luzan Traesel, nos anos de 1990 e 1991. Em 1996 iniciou estudos de canto com o soprano Elizabeth Infantini. Em 1997 ingressou no Curso Superior de Música da Universidade Federal de Pelotas, onde estudou com a Professora Nara Timm. De 1998 a 2001 recebeu aulas da mezzo-soprano Magali Spiazzi Richter. Em 2001 concluiu seu bacharelado de canto. Participou do coro da Sociedade Pelotense Música pela Música, com o maestro Sérgio Sisto, participando de todos os espetáculos desta entidade, destacando-se na ópera "Carmen" de Bizet, no papel da cigana "Frasquita". Foi "Pamina" na ópera "A Flauta Mágica"de Mozart, em montagem reduzida coordenada pelas professoras Magali Richter e Raquel Soares Pereira. Nos anos de 2005 e 2006 foi professora substituta de canto do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. 
Atualmente reside em Porto Alegre. Leciona aulas de canto na Casa da Música e no Grêmio Náutico União, onde também é preparadora vocal do Coral do Clube. Apresentou-se, por 2 anos, nos Recitais de Canto Lírico AMRIGS. Em 2010 realizou recital solo no Museu da História da Medicina. No mesmo ano integrou o elenco da ópera AÍDA, em montagem da PUCRS, no papel da Sacerdotisa. Em abril de 2010 ingressou no projeto "Tela Lírica" para aperfeiçoar-se com o maestro Alessandro Sangiorgi (maestro da OSIMPA) e Luisa Giannini (soprano). Recentemente foi solista na Missa Brevis in G Major de Mozart, com a orquestra Sesi-FUNDARTE, sob regência de Delmar Dickel. Com a mesma orquestra realizou concertos em Gramado, São Francisco de Paula e Novo Hamburgo, com o maestro Antônio Borges-Cunha. Durante estes anos tem feito cursos de aperfeiçoamento e master-classes com renomados mestres do canto lírico como: Neyde Thomas e Rio Novello (Curitiba – P.R.), Patrícia Endo (Brasil/Hungria), Alba Tonelli (Uruguai), Getúlio Vares (Brasil), Mayumi Kamei (Japão), Madalena Aliverti (Brasil), Raquel Pierotti (Espanha), Luisa Gianinni (Itália).Atualmente recebe orientação vocal e repertório com o barítono Carlos Rodrigues.

André Delair, tenor
O músico começou a interessar-se pelo canto na sua cidade natal, Montenegro, onde participou de diversos movimentos musicais, destacando o grupo artístico e de estudo do canto gregoriano Vox Noctis. Na FUNDARTE fez o curso de Educação Musical. Participou de diversas montagens de óperas na PUC/RS tanto como coralista e também como solista. Participou, como solista em outros projetos com destaque aos oratórios.
Iniciou seus estudos de canto com a professora Lory Keller, tendo levado avante sua formação com diversos importantes professores de canto. Atualmente é orientado pela soprano Rosimari Oliveira. Graduando em Música pela EST – Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo, participa ativamente como cantor de concertos e recitais do gênero lírico em diversas cidades. Atua ainda como regente de 7 corais que contemplam a música sacra, erudita e popular. 
 


Leandro Faber, pianista
Bacharel em Música pela UFSM, onde atuou como Professor de Piano e Acompanhamento, Análise Musical,História e Literatura do Piano, e regente da Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão. Camerista e Acompanhador, apresentou-se em várias cidades no Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha, aperfeiçoando-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Possui mais de 1300 apresentações e participação em 9 Cd's. Atualmente rege quatro Corais em Santa Maria. Destaca-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição (instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão) e na área do canto lírico e como “adviser” - Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão”.
 







Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player