menu.jpg

30/11/2012 | Versão para Impressão

Quintas no Museu: Incluso Social de Doentes Mentais em livro

Nesta quinta (29) o Muhm sediou na Sala Rita Lobato, dentro do projeto Quintas no Museu, o lançamento do livro "Residenciais terapêuticos: O Dilema da Inclusão Social de Doentes Mentais", do Dr. César Augusto Trinta Weber. O livro foi concebido a partir dos estudos de doutorado do médico na UNIFESP e avalia a experiência dos residenciais terapêuticos na Vila Cachorro Sentado, em Porto Alegre, e o processo de desospitalização ali instalado. 

 
     
 


Os residenciais terapêuticos são modalidades que permitem que o doente mental saia do hospital onde se encontra e retorne para o seio da sociedade em moradias assistidas, que podem ter de quatro até oito moradores. No caso do RS há um conjunto nos fundos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na Vila Cachorro sentado onde foram feitas 27 moradias assistidas, com capacidade para 108 moradores, que no entanto nunca fica em torno de 50% de ocupação média. Entre os problemas levantados pelo autor estão a localização dos residenciais, em meio a uma comunidade que sofre com o tráfico de drogas, e a falta de conhecimento do processo por parte dos moradores do entorno, com quem os pacientes convivem. Existem problemas de estigma, hostilidade, equívocos e problemas de aceitação envolvidos. De acordo com o autor, o fechamento dos leitos de forma abrupta, como aconteceu no Brasil, sem legislação que acompanhe e compense com uma rede ambulatorial esses fechamentos, acaba amplificando esses estigmas e problemas dos residenciais. O autor chama a atenção para o fato de que iniciativas semelhantes podem vir a funcionar e encontrar exemplos no mundo, mas que o caso estudado tem problemas, especialmente o local, perigoso inclusive para os moradores, pela presença das drogas e de traficantes.

Assista entrevistas com o autor:







 

Saiba mais sobre o autor

Dr. César Augusto Trinta Weber
Médico graduado pela UFCSPA (FFFCMPA), Doutor em Ciências pela UNIFESP, Mestre em Educação pela ULBRA, Especialista em Administração Hospitalar pela PUCRS e em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde pela UFRGS. Médico concursado da SES-RS. Especialista em Saúde. Escritor. Na Medicina possui experiência nas seguintes áreas: Ginecologia/obstetrícia/Clínica Médica/Auditoria Médica. Dedica-se atualmente ao estudo das questões que envolvem a auditoria do sistema único de saúde, estado e governo, gestão pública de sistemas de saúde, comportamento político e políticas públicas para saúde mental e saúde coletiva. Ex- Secretário Municipal da Saúde de Encruzilhada do Sul, Ex-Coordenador Técnico Estadual do Ressarcimento ao SUS, Ex-Presidente e Ex-Conselheiro da AUDISUS, Ex-Diretor e atual Conselheiro do SIMERS. Presidente da Câmara Técnica de Auditoria em Saúde do CREMERS.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player