menu.jpg

12/12/2012 | Versão para Impressão

Sarau Lrico de dezembro

Na quinta-feira de 06 de dezembro aconteceu a última edição do ano do Sarau Lírico do MUHM. A atividade integra o projeto Quintas no Museu e acontece sempre na primeira quinta-feira de cada mês às 18h30min na Sala Rita Lobato. O programa deste mês esteve a cargo de Clístenes Hafner, Raíssa Panatieri e Fernando Rauber, que interpretaram árias de óperas e canções. Apesar do calor do dia, sem ar-condicionado devido a problemas de energia na Beneficência Portuguesa, o evento lotou a sala e o hall do museu.

     


A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O Sarau Lírico também integra o projeto nacional Música no Museu (www.musicanomuseu.com.br). 

Os saraus têm entrada gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança contribuindo com itens de higiene - sabonetes, fraldas, entre outros - ou leite em pó. A associação encaminha ao Hospital da Criança Conceição.
 
 “A Saúde Criança criou uma poderosa metodologia de inclusão social para os mais pobres”
 
Clístenes Hafner, barítono
Natural de Porto Alegre, começou seus estudos musicais aos 16 anos participando do Coro Sinfônico da OSPA, onde por algumas vezes atuou como solista. Foi aluno de piano da professora Liane Herrmann. No Conservatório Pablo Komlós estudou canto com Decápolis de Andrade e teoria musical. Foi durante dois anos aluno do Barítono Carlos Rodriguez. Em Porto Alegre atuou como solista em recitais, concertos e na montagem da ópera de bolso La Traviata no papel de Germon com o Coral da Sogipa. Durante dois anos esteve na Alemanha, onde teve contato com vários professores e pode por diversas vezes atuar como solista. Clístenes dedica-se principalmente ao repertório em língua alemã, trabalhando também como professor deste idioma. 
 
Raíssa Panatieri, mezzo soprano
A mezzo soprano e atriz é Bacharel em Música habilitação em Canto pela UFRGS, onde concluiu também, em 2011, Licenciatura em Música. Seu trabalho de conclusão de curso foi orientado pela Profa. Dra. Jusamara Souza (Brasil/Alemanha) com o título “A pedagogia vocal de Ida Weisfeld: diferentes olhares sobre o ensino de canto.” Em 2009, fez sua estreia como cantora profissional no 4º Concerto da Série Oficial da Temporada da OSPA, sendo a solista contralto da Missa in Tempore Belli - Joseph Haydn (1732-1809). Em 2011, conquistou o 3º lugar no 4º Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre, defendendo a canção “Le Poinçonneur de Lilas” (Serge Gainsbourg). Ainda em 2011, no mês de outubro, fez a abertura do evento Augusto Boal 80 anos - Nossa Homenagem, organizado pela Profa. Dra. Sílvia Balestreri Nunes (DAD/UFRGS). Em janeiro de 2012 ingressou novamente na Universidade, agora como aluna do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, cursando o Bacharelado em Teatro – Habilitação: Interpretação Teatral. Atualmente, além da faculdade, dedica-se ao aprimoramento de seus estudos vocais com o barítono Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda), e a seus alunos de Musicalização e Teoria da Escola de Música Tio Zequinha.
 
Fernando Rauber Gonçalves, pianista
Natural de Porto Alegre,  é mestre e bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pianista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS), do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e é docente no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul.
 
Veja fotos e programa do Sarau clicando na imagem ou em nossa Fanpage no Facebook


 


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player