menu.jpg

10/03/2014 | Versão para Impressão

III Ciclo de Palestras Preservao e Conservao




De 07 a 12 de abril acontece o III Ciclo de Palestras Preservação e Conservação de Acervos, que nesta edição tem como tema "Educação para o patrimônio". As palestras acontecem das 18h30min às 20h30min, exceto no último dia, quando acontece um itinerário de visitação ao Museu de Percurso do Negro, às 9h, em frente à Prefeitura Municipal.

Inscrições gratuitas no site do MUHM, com direito a certificado. Vagas limitadas. Saiba mais sobre o currículo dos palestrantes aqui.





07/04 e 08/04

Noris Mara Pacheco Martins Leal

“Um Olhar Sobre as Ações Educativas do
Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo”

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Doutoranda do Programa de Museologia da Universidade Lusófona de Ciências e Tecnologia – Lisboa. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Núcleo de Museus da UFPel, Presidente da Comissão de Implementação do Museu do Doce da UFPel. Atua como ministrante de cursos para o IBRAM/MIHC e para o Sistema Estadual de Museus/ RS. Tem experiência na área da História, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervos, museu, museologia, memória e patrimônio.




09/04

Alices - Exposição “Alices: cenários de vida e arte”,
ação educativa e estratégias de prática soci-educacionais.

Aline Escandil de Souza é graduanda do 7º semestre do Museologia, da UFRGS. Foi bolsita do Programa Lomba do Pinheiro Memória, Informação e Cidadania, edital Proext/MEC2013; bolsista de PIBIC AF CNPq-UFRGS, 2012/2013 e bolsista do Programa de Monitoria a Distância - Utilizando Tecnologia EAD.

Isabel Cristina Francioni Ferrugem é graduanda do 6º semestre do curso de Museologia, da UFRGS. Realizou estágios curriculares no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo e Museu Julio de Castilhos. Atualmente, cumpre estágio não-obrigatório no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul – MUHM. É bolsista de extensão no programa: Ilha da Pintada, Mulheres, Trabalho e Memória, coordenado pela professora Ana Maria Dalla Zen.

Lilian Santos da Silva Fontanari é graduanda do 7º semestre do curso de Museologia, da UFRGS. Realizou estágios curriculares no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo e Museu Julio de Castilhos. Trabalhos realizados no Museu de História da Medicina. Atualmente, trabalha como bolsista de extensão no programa: Ilha da Pintada, Mulheres, Trabalho e Memória, coordenado pela professora Ana Maria Dalla Zen.

Marcelo Stoduto Lima – é graduando do 7º semestre do curso de Museologia da UFRGS. Realizou estágios no Educativo do MARGS; Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes UFRGS. Foi bolsista no Projeto de extensão Ilha da Pintada: Mulheres, Trabalho e Memória;



10/04 e 11/04

Pedro Rubens Vargas

"O museu de percurso do negro uma experiência inovadora"

Licenciado e bacharel em História e em Administração - UFRGS
Mestre e doutorando em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR – UFRGS. Pós graduado (especialização) em Museologia - PUCRS
Foi técnico dos museus Júlio de Castilhos e Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Foi diretor do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo e do Memorial do Mercado Público. Atuou como técnico na equipe do Programa Monumenta Porto Alegre e atualmente é técnico do Acervo Artístico da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player