menu.jpg

02/04/2014 | Versão para Impressão

Quintas no MUHM: Sarau Lrico de abril traz quarteto vocal



Nesta quinta-feira (03) acontece mais um Sarau Lírico do Museu de História da Medicina. A atividade integra o projeto Quintas no MUHM e acontece sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 18h30min, na Sala Rita Lobato. O programa estará a cargo do quarteto vocal Anonymmi Quattuor, composto pela
contralto Leticia Grützmann, pela soprano Andiara Mumbach, pelo tenor Lucas Alves e pelo baixo Igor Ruschel

A entrada é sempre franca e sugere-se a doação de itens de higiene pessoal infantil ou adulto (sabonete, fralda, shampoo, desodorante, etc). Estes itens irão compor a cesta básica distribuída pelo Saúde Criança Porto Alegre a famílias que possuem filhos com doenças crônicas e em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição. A associação Saúde Criança se encarrega de encaminhar as doações ao hospital.


A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, mantenedor do museu. O Sarau Lírico também integra o projeto nacional Música no Museu. 

A lotação da sala para pessoas sentadas é de 50 lugares e o recomenda-se que o público atente para o horário para garantir seu lugar. 


PROGRAMA
Apparuit Benignitas                
J. GALLICULUS            
(1490-1550)

O Magnum Mysterium
            
T. L. VICTORIA             
(1548-1611)

Exultate Deo                           
A. SCARLATTI              
(1660-1725)

Toutes les nuits                      
C. JANEQUIN                
(1485-1558)

Margot labourez les vignes
     
J. ARCADELT                
(1504-1568)

Tant que Vivrai   
                     
C. SERMISY                  
(1490-1562)

I love, alas! Yet am not loved
   
J. WILBYE                     
(1574-1638)

What if I Never Speed              
J. DOWLAND                 
(1563-1626)

A satyr once did run away   
    
J. WARD                         
(1571-1638) 

O quarteto vocal Anonymmi Quattuor, formado no início de 2009, na cidade de Porto Alegre, RS, é um grupo dedicado à pesquisa e interpretação da música histórica, mais especificamente à do período da Renascença.  Inicialmente grupo masculino, tornou-se um grupo misto no ano de 2010. Em 2009 fez a Abertura do Congresso de História Medieval, na UFRGS. Realizou concerto de posse da presidência da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre,. No mesmo ano apresentou-se na Capela Concórdia da IELB, na Capital, executando um programa educativo, com execução de  música vocal e informações acerca dos compositores e seus períodos históricos. A partir de 2010, já com a formação mista, realizou concerto dedicado aos compositores expoentes da Renascença, no Teatro de Arena, em Porto Alegre. Na Igreja da Paz, sediada na Capital, realizou concerto de Natal com obras  de compositores catalães da Renascença. Participou no Sarau do Instituto de Artes da UFRGS com repertório sacro da renascença (Hans Leo Hassler, Josquin Despréz, Palestrina e Victoria) seguido de Concerto na Igreja Evangélica Luterana do Brasil.  Ainda, concerto didático na disciplina de Contraponto do Curso de Música da UFRGS, concerto no Museu de História da Medicina e apresentação  na 1° Jornada Cientifica PET/ESEF. Realizou, por três anos consecutivos, concertos na série Interlúdio da UFRGS e também participou do Fórum de Pró-Reitores de Extensão na UFRGS, realizando o concerto de encerramento. Realizou, também, concerto no espaço Santander Cultural em 2013, além de ter se apresentado no Teatro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Promoveu, neste mesmo ano, um Five o’clock Tea, evento inteiramente dedicado a música e culinária renascentista inglesa. 


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player