menu.jpg

13/10/2014 | Versão para Impressão

IV Jornada Gacha de Histria da Medicina e Prmio Rubens Maciel





O Museu de História da Medicina do RS (MUHM) foi um dos patrocinadores da IV Jornada Gaúcha de História da Medicina, que aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). O evento recebe também a apresentação de trabalhos para acadêmicos de Medicina e História no prêmio Professor Rubens Maciel de História da Medicina. Os temas da edição deste ano da Jornada incluíram humanismo na saúde, essência do trabalho em enfermagem e tópicos da história da Medicina. Outras informações em www.amrigs.org.br/historiamedicina.




1º Lugar Área Medicina

Luiz Paulo Barros de Moraes e Géssica Haubert. Orientador: Luiz Gustavo Guilhermano. Tema livre: "A história da Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre"


1º Lugar Área História

Tarcila Nienow Stein. Orientador: Dra. Eliane Cristina Deckmann Fleck. Tema livre: "Para remediar o amor: as doenças do ânimo da obra 'Medicina Teológica' de Francisco de Mello Franco"

2º Lugar Área Medicina
Camila Correia Machado. Orientador: Dra. Leonor Carolina B. Schwartsmann. Tema livre: "O início do atendimento específico de crianças na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre"



2º Lugar Área História
Mirele Alberton. Orientador: Dra. Ana Silvia Volpi Scott. Tema livre: "Manda que ao pó voltem os mortais": um estudo sobre a mortalidade diferencial na freguesia de Madre de Deus de Porto Alegre (1772-1810)


Veja mais fotos



Rubens Mário Garcia Maciel
 

Natural de Santana do Livramento nasceu em 1913. Faleceu em 2004, aos 91 anos. Primeiro aluno da turma de Medicina de 1937 da Faculdade de Medicina de porto Alegre teve, entre suas realizações, a organização e direção da Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1948-1957). Especialista em cardiologia, foi Livre Docente de Clínica Médica, de Clínica Médica propedêutica e professor de Medicina Interna. Ocupou a cadeira de número 43 da Academia Sul-Riograndense de Medicina e foi membro titular da Academia Brasileira de Medicina, ocupando a cadeira número 41.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player