menu.jpg

30/10/2014 | Versão para Impressão

Trajetria Mdica de Moacyr Scliar


 

Na noite do dia 28 de outubro o Santander Cultural realizou a mesa "Território da emoção: a trajetória médica de Moacyr Scliar", com mediação do diretor do Museu de História da Medicina, Germano Bonow. No seminário, médicos gaúchos falaram sobre a atuação de Moacyr Scliar na área da Medicina, da especialização no campo da saúde pública até sua atuação como médico sanitarista. Os participantes da mesa foram Airton Stein, Airton Fischman, Domingos Otavio D'Avila, Maria Beatriz Targa, Rafael Botelho Foerngs, Sérgio Becheli e Walmor Piccinini.

Os médicos presentes fizeram breves relatos, abordando desde o aspecto profissional e científico da personalidade de Scliar até o humanismo e as reações pessoais e pitorescas com que tiveram contato ao conviver com o médico que também era escritor.

Germano Bonow conheceu Scliar na antiga Universidade Católica, foi amigo pessoal e deu seu testemunho sobre o trabalho na secretaria estadual da saúde. "Foi uma equipe de renome internacional nos anos 70, vários colegas serviram na Organização Mundial de Saúde, e Scliar foi um dos que fortaleceu essa equipe", relatou.

Domingos D'Ávila trabalhou durante cinco anos na Enfermaria 29, e destacou o discurso de formatura de Scliar sobre a função social do médico. "Ele já falava sobre a responsabilidade que nós temos com os menos assistidos e de levar a saúde a todos", lembrou.

Maria Beatriz Targa comentou que Scliar tinha uma das características que considera a mais importante em um médico, que era olhar integralmente para o paciente. "Ele nos ensinava a fazer isso e nos cobrava, lembro de atuar em um postinho de saúde na Lomba do Pinheiro e ele me cobrar", contou a médica.

A atividade integrou a programação paralela à exposição "Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim", que segue em cartaz até 16 de novembro de terça a sábado, das 10h às 19h, e domingos e feriados, das 13h.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player