menu.jpg

24/10/2014 | Versão para Impressão

Aniversrio: MUHM completa 8 anos

MUHM 8 anos

Em 18 de outubro, Dia do Médico, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - MUHM - comemorou também os seus 8 anos. Fundado em 2006 e desde 2007 sediado no prédio histórico da Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, o MUHM já realizou 14 exposições em sua sede, uma virtual, e viajou com duas exposições por mais de trinta cidades do interior, além de participar de mostras a convite de outras instituições.

Para comemorar o aniversário e o mês do Médico o MUHM levou seu acervo para mostras nos hospitais São Lucas, da PUCRS, e Moinhos, onde expõe em conjunto com outras entidades formadoras da Rede Sul-Rio-grandense de Memória da Saúde, realizou a terceira edição do seu ciclo de palestras de Conservação e Preservação com o tema Educação para o Patrimônio e homenageia médicos por meio do seu Destaque do Acervo. No módulo são abordadas as trajetórias de médicos como Gabriel Schlatter, Antero Marques, Aureliano Figueiredo Pinto, Raul Panatieri, Sarmento Leite, Rita Lobato e Protásio Alves. Outra homenagem foi a produção de um painel com desenhos feitos por pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, terceiro ano da parceria entre o Setor Educativo do MUHM e a equipe de recreação do hospital, que pode ser visto em frente à fachada do museu.

O MUHM também oferece publicações, oficinas e eventos, e desde 2009 realiza Saraus Líricos mensais dentro do projeto Quintas no MUHM, além de atividades como o MUHM vai à Escola, MUHM vai ao Parque e Mateada da Primavera. Desde 2011 também organiza o Natal na Praça Dom Sebastião, que este ano será realizado no dia 07 de dezembro.

Acervo

O acervo do museu é formado por doações, e já conta com 2 mil objetos museológicos, aproximadamente 5 mil livros e 10 mil documentos, entre raridades nacionais e estrangeiras e amplo material digitalizado para pesquisa, composto por doações de profissionais e familiares de todo o Estado. Possui ainda um acervo audiovisual.

Projetos

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul possui projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura. Eles envolvem a produção de um livro sobre o acervo do Museu; uma exposição itinerante - "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e fé no universo feminino" - que passará por 30 cidades; uma série de entrevistas com médicos para o projeto de história oral do MUHM; e o Natal na Praça Dom Sebastião - evento voltado para os pequenos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa, e comunidade, envolvendo as entidades do entorno da praça em frente ao MUHM. Os doadores poderão obter 100% da contribuição dentro do limite de 6% do seu Imposto de Renda. Os interessados em doar para os projetos podem obter mais informações no site www.projetosmuhm.org.br ou fazer contato com a equipe do SIMERS e do MUHM.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player