menu.jpg

16/12/2014 | Versão para Impressão

Exposio do MUHM sobre futebol vira tema de sarau e mostra de alunos

Nesta terça-feira (16) o Museu de História da Medicina (MUHM) deu início, com um sarau fotográfico, à mostra “Futebol de todo dia”, paralela à exposição do MUHM “Medicina e o Futebol: quando a Saúde entra em campo”. A iniciativa acontece na Sala Rita Lobato e reúne fotos de alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, de Porto Alegre, e ficará aberta à visitação até 13 de fevereiro de 2015. O evento contou com a presença dos alunos, pais e professores da escola. Durante todo o tempo de sarau, o que não faltou foram fotos para registrar o momento. Ao final, os alunos participantes receberam uma lembrança do museu e confraternizaram.


Veja mais fotos aqui

De acordo com a professora responsável, Adriane Feijó Rodolpho, o trabalho faz parte do projeto “Aluno em Foco”, que busca trabalhar não só o uso adequado da câmera digital e suas funções como a necessidade de movimentação do fotógrafo na busca da imagem, foco, luz, enquadramento e composição. “Esperamos despertar nos alunos a paciência, a criticidade, a observação e a autoestima”, afirma a professora. O objetivo é também ampliar o acesso da comunidade ao espaço do museu, não apenas como público, mas como participantes. A escola, que fica no bairro Mario Quintana, participa de atividades no museu desde 2009, e já realizou outra exposição no MUHM nos meses de janeiro e fevereiro de 2012. 

Os pais também aprovaram e prestigiaram o resultado. A mãe do aluno Rafael Galhardo Ablo Grecin, Silma Ablo Nunes, disse que está até aprendendo com o filho de 12 anos. "Agora ele é que me ensina como tirar fotos", orgulha-se a mãe. Rafael também gostou de participar. "A fotografia é diferente, eu tenho outra visão", filosofou. Ana Lúcia Carrion, mãe de Eduarda Carrion, de 8 anos, comemorou a diminuição da timidez da filha. "Ela se envolveu bastante, foi muito positivo, já fez outro trabalho com lenços", relatou. Eduarda, tímida, só confirmou.


Veja mais fotos aqui

O tema escolhido pelos alunos este ano vai ao encontro do abordado na exposição vigente no museu: o futebol. Como lembra a professora, o esporte é popular, praticado não apenas durante a aula de Educação Física, mas durante o recreio, início ou final das aulas, e não exige grandes equipamentos e acessórios. Velha ou nova, ou até feita de meia, a bola de futebol e o esporte estão presentes na escola, promovendo a integração, a competição saudável, o movimento, e ainda o cumprimento de regras, tolerância, coletividade e alegria. 


Veja mais fotos aqui


Alunos-fotógrafos da exposição “Futebol de todo dia”:

Adrian da Silva Dorneles – 9 anos
Amanda Nadiane de Vasconcelos Leite – 10 anos
Ana Paula Mello da Silva – 13 anos
Andressa Campos Martins – 12 anos
Cleverson Daniel de Souza Fagundes – 12 anos
Eduarda Carrion Freitas – 8 anos
Eva Suyane Tonini da Silva – 13 anos
Gabriel Bohrer – 12 anos
Gabrielle Monteiro dos Santos – 13 anos
Greice Soriano Gonçalves – 13 anos
Laura Cândido da Rosa – 12 anos
Luiz Henrique Silva da Rosa – 9 anos
Pablo Otávio Boaventura Deniz – 10 anos
Pedro Augusto Boaventura Deniz – 8 anos
Pedro Henrique Castro Rodrigues – 13 anos
Rafael Galhardo Ablo Grecilo – 12 anos
Raí Godinho Serpa – 10 anos
Ruan Ângelo Moreira Olmedo – 8 anos
Yan de Lima – 10 anos


Serviço:
O quê: Sarau e Exposição “Futebol de todo dia”
Quando:
Sarau: 16/12/2014
Exposição: de 16/12/2014 a 13/02/2015
Horário de visitas da exposição: de terças a sextas-feiras, do meio-dia às 20h; sábados, domingos e feriados das 15h às 20h.
Local: Museu de História da Medicina, Sala Rita Lobato - av. Independência, 270 – Centro Histórico de Porto Alegre


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player