menu.jpg

18/12/2014 | Versão para Impressão

Quintas no MUHM: primeiro Sarau Lrico de 2015 dia 08 de janeiro

No dia 08 de janeiro acontece no Museu de História da Medicina o primeiro Sarau Lírico do ano, atividade mensal do projeto Quintas no MUHM, que ocorre sempre na primeira quinta-feira, às 18h30min, na Sala Rita Lobato – exceto em fevereiro. O programa estará a cargo da soprano Elisa Machado, do barítono Francis Padilha e do pianista Leandro Faber, que interpretarão obras de Charpentier, Massenet, Cilea, Korngold, Puccini, Guerrero, Mozart e Rossini.

A entrada é sempre franca e sugere-se a doação de itens de higiene pessoal infantil ou adulto (sabonete, fralda, shampoo, desodorante, etc). Estes itens irão compor a cesta básica distribuída pelo Saúde Criança Porto Alegre a famílias que possuem filhos com doenças crônicas e em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição. A associação Saúde Criança se encarrega de encaminhar as doações ao hospital.A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, mantenedor do museu. O Sarau Lírico também integra o projeto nacional Música no Museu. A lotação da sala para pessoas sentadas é de 50 lugares e o recomenda-se que o público atente para o horário para garantir seu lugar. 

Elisa Machado, soprano

A soprano Elisa Machado é graduada pela UFRGS. Foi integrante do Coro Sinfônico da OSPA (iniciando seus estudos de canto com o Professor Decápolis de Andrade). Concluiu os cursos básico de trompete e avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós (OSPA). Teve como orientadores também Laura de Souza, Carlos Rodriguez e, mais recentemente, Juremir Vieira, além de participar de oficinas e cursos como complemento e aperfeiçoamento. Tem atuado na preparação de coros (Universitário da Ulbra, Allegro e Unisinos) , paralelamente à carreira de cantora. Entre o repertório executado com orquestra nos últimos anos estão as óperas Bastien und Bastienne e A Flauta Mágica, o moteto Exsultate, Jubilate, a Missa da Coroação, o Réquiem e a Missa em Dó menor de W. A. Mozart; Missa em Sol Maior de Franz P. Schubert; Fantasia Coral, Missa em Dó Maior, Missa Solene e 9ª Sinfonia de L. van Beethoven; A Midsummer Night's Dream de F. Mendelssohn; Bachianas nº 5 de Heitor Villa-Lobos e Oratório de Natal de Camille Saint-Saëns, entre outros. Em abril de 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

 

Francis Padilha, barítono

Francis Padilha - Natural de Campo Grande – MS, é Bacharel em Canto e em Regência Coral Pela UFRGS – Universidade Federal do RS. Atua como Barítono solista tendo cantado com diversas orquestras em Porto Alegre e pelo interior do Estado. Em 2011 foi premiado com o prêmio Júri Popular e 3º lugar Masculino do 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão. Atualmente segue seus estudos com o Professor Carlos Rodrigues. Faz parte do Grupo Teatral Atuadores Pur’Arte. Trabalha com Regência e Preparação Vocal para Coros e Musicais em Porto Alegre.Tem no seu Currículo obras como a Ópera Carmen de Bizet, Carmina Burana de Orff, Messias de Händel, Oratórios e Missas de Mozart, Bach, Buxtehude e Saint-Säens.
 

Leandro Faber, pianista

O pianista Leandro Faber é bacharel em Música pela UFSM, onde atuou como Professor de Piano e Acompanhamento, Análise Musical,História e Literatura do Piano, e regente da Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão. Camerista e Acompanhador, apresentou-se em várias cidades no Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha, aperfeiçoando-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Possui mais de 1300 apresentações e participação em 9 Cd’s. Atualmente rege quatro Corais em Santa Maria. Destaca-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição (instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão) e na área do canto lírico e como “adviser” - Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão”.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player