07/01/2015 |
Versão para Impressão
MUHM recebe vestibulandos de Medicina
Durante o vestibular da UFRGS em Porto Alegre, dezenas de candidatos aproveitaram o horário diferenciado para visitar o Museu de História da Medicina (MUHM), que fica quase em frente ao Colégio Rosário, tradicional local de prova para o curso de Medicina. O espaço abriu de sábado a quarta-feira das 10h30 às 17h. "Fiquei sabendo do museu pelos meus amigos e quis vir para saber mais sobre a profissão que eu quero cursar", contou o vestibulando Gabriel Lima Machado, 17 anos, que quer ser médico. "É uma área que me fascina como nenhuma outra conseguiu", confessou.
Ao lado das amigas Jéssica Monte e Natália Campos dos Santos, que também optaram por Medicina no vestibular, ele circulou atentamente pelo museu. "Tem muita coisa interessante. Uma delas são as partes detalhadas do corpo humano e outra como eram feitas as vacinações antigamente", disse.
A vestibulanda de Medicina Ketreen Balbinot Petkowicz, 18 anos, também aproveitou a saída da prova para visitar o MUHM junto com a amiga Emanuela Ferronato, 18 anos, que disputa uma vaga para Odontologia. "Fiquei impressionada com a sala de cirurgia, que mostra a evolução que tivemos", contou Ketreen, que avaliou ter se saído bem nas provas, apesar da dificuldade ser alta. "Como estudei bastante acho que vai dar certo", alegou.
A curiosidade fez com que Larissa Maria da Silva, 19 anos, entrasse no MUHM acompanhada dos pais Laura e José. "Eles sempre vêm comigo. É muito legal poder conhecer um pouco mais como era a Medicina nos tempos antigos", elogiou a jovem que veio de Londrina, no Paraná, para tentar uma vaga em Medicina na UFRGS. "Ela sempre sonhou em ser médica, desde pequena, e está há dois anos fazendo vestibular. É difícil, precisa ter muita disciplina, mas ela vai conseguir", garantiu o pai.
Criado em 2006, o MUHM é mantido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). O museu funciona no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa (Avenida Independência, 270), em Porto Alegre. O espaço busca resgatar a história da Medicina, bem como sua importância e o papel do médico na sociedade do RS ao longo do tempo.